Banner Teknisa

Tudo Sobre Gastronomia: Faculdade

Banner Rancho do Pescador
Banner Curso Beca Milano

Tudo Sobre Gastronomia: Faculdade

Banner Espaçamento

Tudo Sobre Gastronomia

Segundo o Ministério do Turismo, a Gastronomia é um ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. Um gastrônomo (gourmet em francês) pode ser um(a) cozinheiro(a), mas pode igualmente ser uma pessoa que se preocupa com o refinamento da alimentação, incluindo não só a forma como os alimentos são preparados, mas também como são apresentados, por exemplo, o vestuário e a música ou dança que acompanham as refeições. Por essas razões, a gastronomia tem um foro mais alargado que a culinária, que se ocupa mais especificamente das técnicas de confecção dos alimentos.

Hoje em dia existem muitos cursos de Gastronomia, com níveis de dificuldade e graus de aperfeiçoamento, de faculdades públicas e privadas. Uma coisa é certa: para você atingir o seu objetivo, serão necessárias horas e horas de dedicação, com estudo às disciplinas teóricas e práticas. As matérias práticas são as mais instigantes e deliciosas de serem feitas, mas uma carreira com apenas prática, não basta, a teoria é fundamental para a gastronomia, aliás, para qualquer área de estudo.

O currículo pode variar bastante de acordo com a faculdade e especialmente entre os cursos de tecnólogo e bacharelado. O primeiro tem um foco maior em disciplinas práticas e o segundo oferece, além do aprendizado técnico, uma visão mais ampla da atividade.

Independentemente da escolha, o profissional sairá da faculdade com conhecimento suficiente para planejar e gerenciar todo tipo de operação gastronômica (seu próprio empreendimento ou de terceiros) – além, é claro, de saber preparar delícias de todos os tipos.

Confira em breve mais detalhes!