» Início » Notícias » 7 atitudes sustentáveis para começar a adotar agora mesmo

7 atitudes sustentáveis para começar a adotar agora mesmo

por | jun 25, 2019 | Notícias, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Ajude o meio ambiente e viva melhor com a natureza

Mais do que um conceito, a sustentabilidade é uma nova forma de viver, produzir e consumir pensando no meio ambiente. Já que a natureza não pode repor na mesma velocidade com que os materiais são consumidos, é necessário maneirar e buscar alternativas com atitudes sustentáveis.

Segundo a 1ª Conferência Ministerial Regional das Américas sobre Economia Verde, os países precisam investir em educação e fiscalização para preservar o planeta. Quanto mais pessoas estiverem conscientizadas sobre o peso das atitudes, maiores serão as chances de comportamentos eco-friendly se propagarem.

Confira algumas atitudes sustentáveis simples que você pode adotar no dia a dia para ajudar o meio ambiente!

1 – Reduza o uso de carro

Sempre que possível, opte por não usar carro. O veículo individual é um dos maiores responsáveis pela poluição das cidades. Por isso, prefira outros transportes, como bicicleta, ônibus e metrô. Só vá de carro quando for realmente necessário.


2 – Diminua o papel

Já percebeu o quanto de papel vira lixo? Muito. E ele está presente em tudo, não simplesmente em cadernos e livros. Pensando nisso, algumas empresas já estão se digitalizando, como bancos e até mercados para evitar o alto consumo de papéis.

O Portal Panfletos, por exemplo, disponibiliza as ofertas do Extra Supermercado e o encarte do Guanabara de forma on-line. No futuro, a expectativa é que as empresas só divulguem as informações principais pela internet.


3 – Recicle

No dia a dia, diversos materiais são consumidos, como papéis, plástico, alumínio, etc. Boa parte deles pode ser reciclada, para se transformarem em novas peças. Então, procure a coleta seletiva da sua cidade e contribua com esse movimento. Faça com que os materiais tenham uma vida útil maior!


4 – Use pilhas recarregáveis

Além de serem mais econômicas, as pilhas recarregáveis podem durar o equivalente a mil pilhas descartáveis. Ao fazer a troca pela alternativa mais sustentável, você ajuda para que menos produtos químicos sejam usados e menos resíduos sejam descartados de forma errada.


5 – Use uma ecobag

Na hora de fazer compras, providencie já a sua ecobag para carregar os produtos. Esse tipo de sacola é mais resistente e não utiliza plástico — grande vilão no meio ambiente. Você ainda pode utilizar a ecobag todas as vezes que for ao supermercado.


6 – Desligue o que não usa

Quando for sair de casa ou não estiver usando os aparelhos eletrônicos, desligue-os. Deixar em modo stand-by só faz com que o eletrodoméstico gaste ainda mais energia, prejudicando o bolso e o meio ambiente.


7 – Repense o uso da água

Embora seja um recurso finito, muitos só se deram conta da possibilidade de viver sem água depois das crises hídricas. São Paulo e Brasília, por exemplo, são localidades que sofreram com a falta de chuvas há dois anos.

O cuidado com a água, porém, deve ser diário. Na hora de lavar o carro, é preferível fazer isso a seco do que com um jato. Além disso, as plantas não devem ser regadas quando o sol está muito forte, pois a água logo será absorvida e desperdiçada. Quando puder, reutilize o líquido da máquina de lavar para usar no quintal. Somadas essas ações ajudam a evitar desperdícios.

 

Foto: Pixabay.com

1 Comentário

  1. gostei muito do seu site. parabéns pelo conteúdo

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens