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Automação Comercial

Cardápio via QR Code, vilão ou mocinho?

maio 16, 2022 | Administração, Áreas, Parceiros

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À medida que os gestores de restaurantes visam maximizar as experiências dos clientes oferecendo conveniência com novas tecnologias, eles também são desafiados a identificar quais ferramentas irão acrescentar ou prejudicar a experiência dos seus consumidores.

Uma dessas tecnologias que recebem tanto elogios quanto críticas é o cardápio via QR Code. Isso porque os restaurantes que adotam soluções tecnológicas visam unir experiência à inovação, porém, nem sempre podem ser tão amigáveis para alguns clientes, como é o caso da tecnologia de QR Code.

O cardápio via QR Code, por exemplo, não parece atraente para as pessoas que não gostam ou não se adaptam a certas evoluções tecnológicas. Pode ser uma questão de tradição, gosto, dificuldades tecnológicas, planos de dados que acabam ou a internet que não é rápida, etc.

A verdade é que alguns clientes tendem a evitar o cardápio via QR Code, ou passam por experiências negativas ou até mesmo não estão interessados ​​em tentar usar a tecnologia, ao contrário de outras pessoas que fazem questão de usar o QR Code para acessar o cardápio digital em seu próprio smartphone.

Acessando o cardápio digital, é possível escolher os produtos e fazer pedidos em menor tempo, sem o auxílio de um atendente — o que também traz vantagens para o estabelecimento, já que otimiza a produção da cozinha e reduz o tempo de espera em filas, também por ser economicamente viável, de fácil atualização e ecologicamente correto.

Certamente a ideia da versão do cardápio digital via QR Code é um apoio para os restaurantes otimizarem a gestão e a experiência dos consumidores. Mas se ainda tem consumidores que não se adaptam ao QR Code, talvez se adaptem a outras soluções tecnológicas, como os tablets de mesa para o autoatendimento ou tablets para o garçom usar e atender os clientes que não usam o tablet ou não acessam o cardápio via QR Code. O que não pode é deixar de usar uma combinação de soluções que atendam a todo tipo de consumidor”, declara Leandro de Assis, diretor comercial da Teknisa — empresa especializada em soluções de automação para o food service.

Conforme o diretor da Teknisa, são muitas as vantagens ao implantar sistemas de autoatendimento nos restaurantes.

A discussão de muitos gestores é que os totens de autoatendimento requerem um alto investimento em periféricos, porém, os tablets de autoatendimento utilizados para o mesmo fim têm um custo mais em conta. Resta ao gestor medir o que é mais vantajoso para o restaurante”, afirma Leandro de Assis.

Ele cita alguns dos benefícios em usar tablets ou totens de autoatendimento:

  • Mais eficiência;
  • Agilidade no atendimento;
  • Menos chance de longas filas de espera;
  • Envio do pedido direto para a cozinha;
  • Garçons livres de pressão;
  • Menor possibilidade de erro;
  • Melhor experiência para o cliente;
  • Equipe mais focada nos clientes;
  • Minimização de reclamações, etc.

Os sistemas para restaurante e para autoatendimento também podem ajudar na precisão e personalização dos pedidos, já que os clientes podem adicionar/excluir ingredientes e fazer especificações de como desejam que sua comida seja preparada.

Um estudo realizado pela Kellogg School of Management sugere que “uma redução de sete segundos no tempo de espera do cliente aumenta as receitas de uma rede em 1% ao longo do tempo e, para redes maiores, o resultado pode chegar a 3% por cento”.

Por isso, oferecer sistemas de autoatendimento em seu restaurante é uma maneira eficiente de lucrar.

Atendendo às preferências de todos os consumidores  

Em paralelo ao cardápio impresso, ao cardápio via QR Code e aos dispositivos de autoatendimento, os gestores podem, também, apostar em soluções para automatizar e digitalizar as operações do seu restaurante implementando a comanda eletrônica Odhen Waiter.

A comanda eletrônica Odhen Waiter é uma solução mobile para ser utilizada pelos garçons e substituir a comanda de papel. Ao anotar os pedidos via tablet, é possível agilizar e automatizar o atendimento de várias mesas, sem a necessidade do garçom se deslocar até a área de produção para levar as comandas.

Além disso, essa solução atende as pessoas que não conseguem usar o QR Code, dessa forma, os pedidos podem ser realizados por mesa ou por posição do cliente na mesa, possibilitando a atuação de cumins, que realizam apenas a entrega dos pedidos. A posição da mesa permite ainda que o fechamento da conta seja por posição, facilitando o recebimento da conta e a divisão de valores.

Cabe ressaltar que, os vários sistemas da Odhen para automação comercial permitem integração dos diversos setores de um restaurante, o que permite que os pedidos realizados pelos garçons cheguem à cozinha de forma automática e o preparo inicie imediatamente. Isso acontece pelo Odhen KDS (Kitchen Display System), cuja gestão da produção de pedidos utilizando um monitor na cozinha é integrada ao atendimento — e pode aumentar a performance da sua cozinha em até 50%.

Veja bem! Com todas as opções de restaurantes disponíveis para os consumidores de hoje, os donos de restaurantes precisam usufruir ao máximo das vantagens tecnológicas para atrair e manter os clientes.

E, lembre-se! Boa comida é importante ter, mas é uma parte da experiência do cliente. Ainda tem que incluir no processo de atendimento mais agilidade, precisão e serviço personalizado para fidelizá-lo.

Conheça as soluções Odhen by Teknisa! Agende uma demonstração.


Sobre a Teknisa

Desde 1990 a Teknisa desenvolve soluções de suporte à gestão nos segmentos do food service, e atende todos os canais ligados ao mercado de alimentação fora do lar.

A Teknisa ocupa, hoje, uma posição de destaque no mercado latino-americano de software. Está presente em seis países, já concluiu mais de 20 mil instalações, e hoje tem 65 mil usuários ativos e mais de 20 milhões de clientes atendidos por dia pelos sistemas Teknisa.

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Foto Destaque: Dreamstime/Banco de imagens

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