Automação Comercial

Restaurantes focam em App de delivery próprio com a saída do Uber Eats

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Será que essa é uma boa oportunidade para a reformulação da estratégia de delivery tanto nos marketplaces quanto no delivery próprio?

O anúncio da saída do Uber Eats do serviço de delivery de restaurantes intensificou ainda mais a disputa do setor de delivery de refeições.

A economia atual das plataformas de delivery é impulsionada, em grande parte, pelas altas taxas pagas por restaurantes e clientes, bem como pelos custos de entrega. Isso significa que a margem de lucro dos restaurantes é reduzida; um grande problema, principalmente para os negócios de pequeno e médio porte.

Ainda assim, estar em marketplaces traz certas vantagens para os estabelecimentos, como a atração de novos públicos e a divulgação vinculada ao nome do app de delivery, por exemplo.

Mesmo que o gestor de um restaurante esteja pronto para trabalhar com grandes plataformas de delivery como era com o Uber Eats, sabe que muitas vezes eles não fornecem serviço de entrega em certas áreas de abrangência.

Isso porque as empresas de entrega terceirizadas geralmente ficam sobrecarregadas com pedidos, causando atrasos. Assim, os clientes podem ficar insatisfeitos e os restaurantes começam a perder clientes regulares e tendo suas marcas expostas.

Os restaurantes que operam com delivery têm que ter estratégias para serem bem ranqueadas nos marketplaces para aumentar as vendas, fato, e para isso, ter uma operação organizada que atenda aos pedidos no prazo e que garanta qualidade pode gerar boa avaliação dos clientes e, consequentemente, um bom ranqueamento nas plataformas. Mas fazer tudo isso sem um exclusivo sistema para gestão de restaurantes, fast-food, suas redes e franquias é um desafio e é arriscado“, afirma o diretor comercial da Teknisa, Leandro Assis.

Entretanto, atuar apenas nos marketplaces pode ser um risco, uma vez que os gestores de restaurantes acabam ficando reféns das taxas de comissões e políticas dos canais de vendas. Por isso, é importante, também, ter um aplicativo de delivery próprio para reforçar a marca da empresa, atrair e fidelizar os clientes — o que impacta diretamente nas vendas — e, é claro, ter total controle dos custos e receita“, finaliza o diretor.

Portanto, para atender melhor, acompanhar os concorrentes, melhorar a velocidade de entrega e garantir a fidelidade do cliente, os donos de restaurantes podem investir em seus próprios apps de delivery de entrega de refeições.

Refletir sobre essas questões é importante, principalmente quando “os dados revelam que o crescente mercado de entrega de comida – que deve valer quase 21 bilhões de dólares até 2023 – está desempenhando um papel cada vez mais importante no crescimento de pequenos e médios restaurantes”, segundo a Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

Esse momento é uma boa oportunidade para a reformulação da estratégia do delivery, isto é, avaliar se ter um app de delivery próprio vai auxiliar o seu negócio a aumentar as margens de lucro, a explorar novas fontes de receita e a reduzir custos“, reforça o diretor da Teknisa — empresa líder em soluções para gestão no mercado de food service.

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App de delivery próprio pode auxiliar a aumentar a margem de lucro dos restaurantes

Como dissemos, existe uma problemática para os restaurantes de delivery não prejudicarem seus lucros em razão das altas taxas das plataformas de delivery de comida.

Com as tendências tecnológicas e mudanças no comportamento dos consumidores, os restaurantes, seja de pequeno, médio ou grande porte, podem sair à frente e melhorar sua margem de lucro aderindo ao próprio aplicativo de delivery, sem taxas de marketplaces, como o App Delivery EatTake, que oferece baixo custo de transação, e conta com painel de pedidos, taxas de entrega dinâmicas, cardápio digital e tudo que você precisa para um serviço rápido e inteligente.

Em um setor em que os consumidores desejam comodidade, conveniência, qualidade e praticidade, bom preço e promoções, ter um app de delivery próprio permite oferecer tudo isso e muito mais. Para os restaurantes, a chave para guinar o seu negócio é acelerar sua própria operação de delivery de refeições.

Ainda pode-se afirmar que utilizar os marketplaces como fonte de captação dos clientes é uma estratégia relevante, pois elas permitem maior visibilidade e alcance da marca.

É importante destacar que ao falarmos do público de delivery, devemos levar em consideração que é um perfil que prefere comprar comida por meio de aplicativos de entrega ou pedidos para viagem, e por isso contribuem muito mais para as tendências do setor de food service. Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, 72% dos internautas brasileiros com smartphone já pediram uma refeição através de um app ou site móvel.

Por isso, ter um aplicativo próprio para o seu restaurante pode se tornar uma vantagem  para você, pois vai ajudá-lo a estabelecer uma base forte de clientes e chamar a atenção para sua marca, uma vez que com aplicativos de marketplaces, os restaurantes não têm domínio das informações dos clientes. Sendo assim, ao investir em canais próprios de vendas, os restaurantes terão as informações dos clientes, podendo montar estratégias específicas de marketing, programas de fidelização, promoções etc.

Com seu app de delivery próprio o gestor pode atender qualquer região que ele delimitar. Além de poder flexibilizar o cardápio, maximizar o volume dos pedidos e garantir uma margem de lucro maior.


Confira as principais razões para você aderir ao App de delivery próprio — EatTake — para seu restaurante:
  • Mais receita. Os pedidos feitos por meio de um sistema de pedidos para delivery próprio são, em média, mais altos;
  • Sem taxas de marketplaces;
  • Fácil configuração e integração ao Google Maps;
  • Cardápio Digital Online com divulgação por link para venda nas redes sociais;
  • Funcionalidade de gerenciamento de conteúdo: fornece uma interface simples que permite aos restaurantes gerenciar seus cardápios, incluindo imagens, preços, ingredientes, promoções etc;
  • Rastreamento de pedidos: a equipe do restaurante pode ver os pedidos recebidos e atualizar seus status. Atualizações em tempo real para pedidos cancelados, pedidos concluídos e pedidos para entrega também são uma parte importante desse recurso;
  • Atualização constante entre interfaces: com o app de delivery EatTake, o gestor é capaz de atualizar o entregador, bem como o cliente, sobre o status do pedido;
  • Criação de um programa de fidelidade ou recompensas para os clientes;
  • Processamento de pagamentos: rápido e seguro.

Certamente, os gestores que desejam intensificar ainda mais a gestão e auxiliar na redução de falhas desde a preparação dos pedidos até a entrega podem aderir, também, a uma solução unificada desde ERP, PDV ao Backoffice.

Para dar esse salto, os gestores de restaurantes precisam de um sistema de gestão que garanta integração dos setores do negócio do início ao fim e que proporcione agilidade em todas as etapas do atendimento ao cliente.

Com um sistema integrado para restaurantes de delivery, como o Odhen by Teknisa, os gestores podem se beneficiar de PDV completo feito para o food service, que proporciona agilidade nas vendas, redução de custos, automação do delivery, fidelização de clientes e fechamento fiscal seguro.

Conheça as soluções Odhen by Teknisa! Agende uma demonstração.


Sobre a Teknisa

Desde 1990 a Teknisa desenvolve soluções de suporte à gestão nos segmentos do food service, e atende todos os canais ligados ao mercado de alimentação fora do lar.

A Teknisa ocupa, hoje, uma posição de destaque no mercado latino-americano de software. Está presente em seis países, já concluiu 20 mil instalações, e hoje tem 65 mil usuários ativos e mais de 20 milhões de clientes atendidos por dia pelos sistemas Teknisa.

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Foto Destaque: Divulgação/Teknisa

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