Automação Comercial

Como se adaptar às tendências para delivery no food service

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O segmento de alimentação fora do lar agora consegue ter uma visão mais clara de como o mercado vai se comportar daqui para frente. Com o retorno das atividades, os gestores de bares e restaurantes precisarão se adaptar às tendências para o delivery no mercado de food service.

Afinal, os hábitos dos consumidores mudaram, os marketplaces (plataformas de delivery) cresceram exponencialmente, a falta de insumos e a alta na inflação têm impactado o setor de food service.

Apesar dos desafios, o mercado food service mostrou-se resiliente ao apostar na tecnologia como a chave para um cenário de recuperação.

Pudemos ver que a tecnologia (sistemas para gestão de restaurantes, ERPs, sistemas de PDV, aplicativos, terminais de autoatendimento, etc.) mais uma vez permitiu impulsionar e reconfigurar o food service. Uma coisa é certa, a implementação de processos que se adaptem às novas tendências do mercado food service e aos objetivos das empresas do ramo a um mundo já digitalizado é algo que não tem volta.

Sabemos que o Brasil é o maior mercado de entrega de comida da América Latina, e com a busca por conveniência, economia de tempo, conforto e segurança sanitária, os serviços de delivery, considerados como serviços essenciais, se fortaleceram ainda mais nos últimos dois anos.

Por isso, bares, lanchonetes e restaurantes precisam adaptar seus modelos de negócios e inovar para sair à frente.

Confira a seguir quais são as novas tendências do delivery no food service, e como elas podem ser a resposta para o sucesso de bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, padarias e mini lojas.

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Tendência dos aplicativos de delivery para restaurantes e bares

Os serviços de delivery de comida foram um dos setores que mais cresceram no período da pandemia. A capacidade dos aplicativos de delivery em oferecer essa conveniência, juntamente com ótimas ofertas e descontos, permitem que o mercado ganhe impulso.

A Covid-19 e os bloqueios subsequentes fizeram com que muitos restaurantes limitassem a capacidade ou fechassem completamente, e milhões de pessoas acabaram vivendo a primeira experiência de pedidos de comida por meio de aplicativos. Esse aumento da demanda impulsionou a entrega de alimentos e bebidas, resultando em desempenho anos à frente das projeções.

Embora ainda não haja dados sobre o desempenho do setor em 2021, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no Brasil, em 2020, 73% das franquias de alimentação adotaram o sistema de delivery.

A Business of Apps projeta que o mercado global de aplicativos de entrega aumentará para US$ 120 bilhões em 2021, chegando a US$ 300 bilhões até 2027. Os dados mostram uma tendência ascendente consistente no crescimento dos aplicativos de entrega de alimentos e bebidas, sem sinais de desaceleração.


Dark Kitchens: o futuro dos restaurantes

Vale destacar as dark kitchens, tendência do food service, também conhecidas como delivery kitchens (restaurantes somente de entrega) são cozinhas criadas para atender exclusivamente aos pedidos destinados ao delivery, sem nenhuma estrutura física para receber clientes.

Esse tipo de estabelecimento se popularizou nos últimos anos, com o fechamento dos restaurantes e com o crescimento dos pedidos de comida. Isso gerou um boom nos serviços de entrega.

O modelo de negócios das dark kitchens permite facilmente a criação e a transição de um conceito de marca para atingir grupos demográficos específicos, além de aumentar as opções disponíveis para os clientes e estender o alcance a novos lugares.

Leandro de Assis, diretor comercial da Teknisa, explica: “A ideia da dark kitchen é ajudar os restaurantes a se expandirem para novas áreas sem necessariamente ter a mesma base de custos que teriam para expandir em estabelecimentos físicos“.

Muitos donos de restaurantes estão decidindo adicionar uma marca de entrega à sua cozinha de restaurante tradicional. “Aproveitar uma cozinha existente ao incorporar um restaurante somente para entrega pode aumentar a receita, reduzir custos operacionais, etc. Além disso, com o sucesso das dark kitchens, muitos restaurantes estão investindo no take away com aplicativos integrados à suas cozinhas“, afirma o diretor da Teknisa.


EatTake: aplicativo e TAA para restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes e redes de franquias

A transformação digital chegou a todos os setores do food service para melhorar processos, torná-los mais eficientes e trazer soluções para enfrentar os desafios do segmento e acompanhar as tendências do mercado food service. O cardápio digital e aplicativos próprios e os terminais de autoatendimento como o EatTake são um exemplo disso.

O aplicativo EatTake, da Teknisa, tem se revelado muito atraente para os empresários da área de alimentação fora do lar. Trata-se do uso da tecnologia para a criação e a promoção de um delivery próprio sem taxa de marketplaces e como terminais de autoatendimento.

Entretanto, estar presente nos marketplaces é uma necessidade também, porque a abrangência da marca vai mais longe. Esta ação é relevante para quem tem que captar novos clientes e não tem uma verba grande para impulsionar a marca. Depois que eles passam a fazer parte do rol de clientes, o delivery próprio vai cumprir um papel importantíssimo de fidelização através de promoções, preços melhores, novidades etc.


Talvez você esteja se perguntando: com tantos aplicativos por aí, qual a vantagem de ter um aplicativo de delivery próprio?

O que afasta muitos gestores do food delivery de ter aplicativos próprios são as altas taxas sobre os pedidos que são cobradas pelos marketplaces. Agora, imagine montar seu próprio aplicativo de delivery com zero taxas!

Embora ter seu bar ou restaurante nos marketplaces tem suas vantagens, ter seu aplicativo próprio tem muitas vantagens.

Contar com um App próprio de delivery como o EatTake coloca sua marca em evidência no mercado, possibilitando uma comunicação mais direcionada e uma economia de recursos, além disso você deixa de ficar refém das plataformas de marketplaces.

Outra vantagem é que você pode direcionar o cliente para a página do cardápio do seu restaurante, que pode ser enviado por WhatsApp ou por e-mail, por exemplo.

Leandro de Assis, diretor comercial da Teknisa, empresa responsável pela ferramenta, afirma que com o EatTake o consumidor não cai em uma espécie de praça de alimentação, com várias opções e concorrentes. O consumidor estará apenas com a marca do bar ou restaurante, por exemplo“.

Com o EatTake, a comunicação é muito mais direta, personalizada e aprofundada, o que contribui para a fidelização dos consumidores, e não há o risco do cliente visualizar as opções dos concorrentes.

Agende uma demonstração e conheça o App EatTake!


TAA – Terminais de autoatendimento para bares e restaurantes

Com as medidas de segurança e higiene adotadas pelo segmento de food service a fim de garantir a saúde de seus clientes e funcionários, os donos de bares e restaurantes podem contar com soluções como o TAA – Terminal de autoatendimento. Nele, os clientes podem escolher os produtos e pagar diretamente no terminal.

Implantar a solução de Totens de autoatendimento – TAA no seu restaurante significa redução de fila e mão de obra, ganhos com vendas adicionais, controle de produção e de quantidades – eliminando desperdícios – e, é claro, segurança sanitária para todos.


Aumente sua receita com Terminal de Autoatendimento – TAA

O TAA permite vendas cruzadas e up-selling. Muitas vezes, os clientes ficam mais à vontade para comprar vários itens por meio de um TAA do que por meio de um funcionário.

O consumidor também é mais propenso a personalizar ou atualizar itens, sabendo que as instruções que estão sendo inseridas são de acordo com seus próprios desejos. Além disso, o TAA pode exibir várias opções de itens, combos, etc., dando ao cliente mais informações e ajudando a tornar os produtos mais atraentes.

É importante destacar que o Terminal de Autoatendimento da Teknisa, EatTake, possui uma API (Application Programming Interface – interface de programação de aplicativos) o que permite que se integre a qualquer sistema de PDV.

Leandro de Assis destaca que “a ferramenta visa a fortalecer as vendas, e também conquistar clientes, uma vez que permite integrar algumas ações como os programas de fidelidade, por exemplo“.


Honest Market – Minimercados em condomínios residenciais

Uma forte tendência do mercado food service que tomou força no último ano foi o Honest Market. Ele funciona sob o sistema de autoatendimento e self-checkout (autopagamento), e é aplicado em mini lojas, que podem ser pequenas mercearias mescladas com uma loja de conveniência. Mas o Honest Market tem crescido também nos condomínios residenciais e empresas de médio e grande porte.

E como os hábitos dos consumidores têm mudado, como o fato das pessoas estarem indo ao supermercado cada vez menos, atender a essa demanda, garantindo uma excelente experiência ao cliente, é sair à frente em um mercado.

E para auxiliar na gestão do minimercado, no controle de vendas, facilitar o processo de compras por parte dos clientes, manter a segurança do seu negócio, é importante ter o melhor sistema de PDV e sistema de pedidos, Odhen by Teknisa, que integra todos os dados necessários para otimizar a sua gestão e para reduzir significativamente seus custos, uma vez que é uma solução com plataforma no formato 100% web (cloud).

Você pode contar com o sistema de PDV da Teknisa e garantir que seu Honest Market seja um sucesso!

 

Para resumir, o potencial do setor de delivery é altíssimo. Com a tecnologia certa e a abordagem centrada no cliente para a entrega de alimentos, os bares, restaurantes, mini lojas, padarias e pizzarias podem crescer mesmo em um mercado altamente competitivo.

Conheça as soluções Odhen by Teknisa! Agende uma demonstração.


Sobre a Teknisa

Desde 1990 a Teknisa desenvolve soluções de suporte à gestão nos segmentos do food service, e atende todos os canais ligados ao mercado de food service.

A Teknisa ocupa hoje uma posição de destaque no mercado latino-americano de software. Está presente em seis países, já concluiu 20 mil instalações, e hoje tem 65 mil usuários ativos e mais de 20 milhões de clientes atendidos por dia pelos sistemas Teknisa.

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Foto Destaque: Divulgação/Teknisa

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