» Início » Notícias » Passeios » “Do Cafezal ao Cafezinho” acontece no interior de São Paulo no dia 23, sábado

“Do Cafezal ao Cafezinho” acontece no interior de São Paulo no dia 23, sábado

por | mar 11, 2019 | Notícias, Parceiros, Passeios

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Atenção: Ganhe 8% de desconto no valor do passeio!
Para isso, basta dizer que leu a notícia no portal Sabor à Vida Gastronomia!

No dia 23 de março, sábado, a Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, localizada em Itu, a 110 km de São Paulo, realiza mais um passeio “Do Cafezal ao Cafezinho“. O tour acontece a partir das 10h. O local é um dos poucos que continua valorizando o processo de fabricação do café artesanal que mostra o café desde a colheita até o produto final!

Passear pela Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, tem um sabor especial: é como percorrer todas as etapas que compõem o agronegócio café, desde a plantação até a degustação de um delicioso cafezinho. O visitante já se encanta na entrada da fazenda, muito bem cuidada.

Ao chegar é recepcionado pela Bebel, proprietária da fazenda e também da Cafeteria Gamela, e recebido com uma bela mesa onde é oferecido o café da manhã. Bolo de fubá, sequilhos, bolachinhas, pão caseiro, sucos e um café especial, com um cheirinho e sabor inesquecíveis. Em seguida começa o Tour do Café. Bebel acompanha todo o passeio, dando explicações desde a muda até o manejo dos pés de café, colheita, abanação seguindo para o terreiro e tulha onde acontece o beneficiamento.

Depois, é só sentir aquele cheirinho irresistível da torra do café que é feita artesanalmente e a moagem dos grãos. “Os grãos que torramos na fazenda são classificados e selecionados”, ressalta Bebel.

Acabando o tour, o visitante é recebido com torresmo, mandioca frita e uma deliciosa caipirinha. Logo após é servido o almoço típico de fazenda com música ao vivo, comida caseira e uma boa prosa para finalizar com um cafezinho. No restante do dia, o visitante escolhe entre tirar uma soneca numa rede, fazer um passeio na trilha ou visitar os pontos turísticos de Itu, cidade cuja tradição cafeeira é mantida nos belos casarões.

O passeio pode ser feito em grupos fechados, escolas, estrangeiros e empresas, ou em algumas datas para formação de grupo. Aos interessados, é necessário agendamento com Bebel, pelo e-mail: [email protected]. O valor para adulto é de R$ 117 e para criança de 6 a 12 anos, R$ 45. Observação: não está inclusa a cerveja consumida.

Para ganhar 8% de desconto no valor, é só dizer que leu a notícia no portal Sabor à Vida Gastronomia

"Do Cafezal ao Cafezinho" acontece no interior de São Paulo no dia 23, sábado

“Do Cafezal ao Cafezinho” acontece no interior de São Paulo no dia 23, sábado

Programação

10h – Do Cafezal ao Cafezinho
– Apresentação do café e sua história;
– Passeio pela plantação: colheita e abanação;
– Acompanhamento da lavagem, secagem e beneficiamento, torra e moagem do café;
– Aperitivo: torresmo, mandioca e caipirinha;
– Almoço: saladas diversas, arroz, tutu de feijão, pernil a tropeira, frango, quibebe, couve, farofa e de sobremesa, doces da fazenda com queijo e frutas da estação.


Sobre a Cafeteria Gamela

Cafeteria Gamela foi inaugurada em junho de 2001. Para quem visita o centro histórico de Itu é uma parada obrigatória, localizada em um dos cantinhos mais saborosos da cidade. O charmoso local pequeno e aconchegante, reserva sabores diferenciados.

Maria Isabel Scarpa de Arruda, mais conhecida como Bebel Arruda, é engenheira agrônoma, produtora de café e proprietária da Gamela. Bebel diz que a sua grande paixão pelo café é uma herança de família e isso é possível comprovar pelas fotos antigas nas paredes da cafeteria, que contam um pouco da sua história. Bebel sempre gosta de lembrar que a ideia de abrir a cafeteria foi do seu pai, Célio Cano de Arruda, produtor, classificador e degustador de café, para divulgar o passeio na fazenda. “Ele era o nosso garoto propaganda e todos sempre tem uma palavra carinhosa para falar sobre ele. Hoje, não mais presente, sempre lembro de algumas frases que ele deixou… os próprios clientes lembram: Aqui, o café é de graça, só paga o cheirinho. Sozinho ou com ela… o melhor café é na Gamela. Sinta o gostinho que o Brasil tem lá fora”, lembra Bebel.

O café servido é da Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, ou seja, vem direto do produtor, em grão ou moído na hora. E para acompanhar, doces e compotas caseiras que você certamente vai provar e querer levar mais para casa.

Algumas receitas de biscoitinhos e deliciosos doces são tradições da família, fabricados pela mãe da proprietária, Dna Maria Ignes. A Gamela é ideal para cair em tentação e sair de todos os regimes, com a vantagem de se trocar um bom dedo de prosa.

Leia mais: Café Gourmet x Café Comum: Você sabe a diferença?


Serviço

Cafeteria Gamela
Endereço: Rua Paula Souza, 547 – Centro – Itu
Telefone: (11) 4023-1335
E-mail: [email protected]
Facebook: www.facebook.com/CafeteriaGamela
Horário de Funcionamento: Terça a sábado, das 8h às 18h; e aos domingos, das 9h às 18h

 

Foto: Murilo Gagliardi / Sabor à Vida Gastronomia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens