» Início » Áreas » Nutrição » Alimentos que dão energia e disposição

Alimentos que dão energia e disposição

por | jan 28, 2019 | Áreas, Nutrição, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A rotina do dia a dia muitas vezes é cansativa e estressante, o que acaba deteriorando o nosso corpo e a nossa mente. Uma forma de prevenir este cansaço e recuperar a energia perdida durante o dia pode estar na alimentação, e de uma maneira gostosa e saudável.

O Açaí é um dos maiores campeões em reposição de energia, essa fruta tipicamente brasileira é rica em antioxidantes e vitaminas C, B1 e B2, é uma grande fonte de fibras, o que auxilia no funcionamento do intestino e dá aquela ajudinha pra quem está querendo perder peso.

Essa fruta possui uma substância chamada antocianina que dá a cor roxa à fruta, essa substância protege o sistema cardiovascular, pois é antioxidante e anti-inflamatório, mas também previne o câncer e o envelhecimento precoce.

O Guaraná é mais uma fruta da fauna brasileira nesta lista de energizantes, ele possui uma substância que dá 5x mais energia do que a cafeína, e tem um amplo poder nutricional, rico em vitaminas A, E, B1 e B3 e em minerais como Cálcio, Magnésio, Potássio, Ferro e Fósforo.

Além do gás extra, o guaraná auxilia na perda de peso, ajuda na circulação sanguínea e é um excelente diurético. Ele também é usado como afrodisíaco natural e para alívio de estresse.

A Maca Peruana é uma raiz que geralmente é consumida em pó (hoje vendida até em cápsulas), apesar de ser um alimento bem calórico, a Maca Peruana ajuda no emagrecimento, pois é rica em fibras.

Além de combater o diabetes diminuindo a absorção de glicose pelo corpo, contém Ômega 3 e 9, Cálcio, Ferro e Vitamina C. É muito usada para o aumento de fertilidade e para diminuir sintomas da menopausa, e assim como o guaraná, é considerado um afrodisíaco.

Os alimentos oleaginosos como castanhas e nozes, tem um amplo poder energético, são ricos em Ômega 3 e antioxidantes. Também são fonte de proteína vegetal e de vários minerais, além de ajudar a prevenir o estresse e melhorar a memória. Mas eles devem ser consumidos com certa moderação, pois são alimentos bem calóricos.

Chocolate amargo pode ser utilizado como fonte de energia para o nosso corpo, possui cafeína que mantém o corpo alerta e disposto, como é rico em antioxidantes, previne o envelhecimento precoce e previne doenças do coração. Pode ser usado em pó que possui os mesmos benefícios.

Outros alimentos que já fazem parte do nosso dia a dia, que também podem ser grandes agentes quando se trata de recarregar as baterias são a Banana, rica em potássio e fibras, e o Mel que além de ajudar na produção de energia ainda desintoxica o organismo e é rico em vitaminas e minerais.

Observação: Sempre opte por escolher alimentos frescos e naturais, bem como dentro da data de validade. Comprar alimentos em grandes varejistas como encarte Guanabara, pode reduzir os riscos!

Bebidas também entram na nossa lista de alimentos que dão disposição e energia, é o caso da Água de Coco que é fonte de vitaminas e minerais, além de hidratar o corpo, repõe mais rapidamente os minerais perdidos durante a atividade física ou em um dia quente de verão.

Além de facilitar a digestão por ser rica em fibras e combater a diarreia, é uma ótima opção pra quem quer perder peso ou desintoxicar o organismo.

Uma boa opção para o inverno ou para dias mais frescos é o chá verde, rico em antioxidantes. Por acelerar o metabolismo e ser diurético, este chá ajuda no emagrecimento, diminui os riscos de doenças como câncer, Alzheimer, Parkinson e cardiovasculares, também diminui o risco de infecções e melhora a saúde bucal.

Existem também alimentos e bebidas industrializadas e remédios que prometem energia extra para o seu dia a dia, mas pelo conjunto de benefícios que vimos nos alimentos citados, sempre é mais saudável consumir produtos naturais.

 

Foto – Legenda: Guaraná

1 Comentário

  1. Excelente, em especial que o guarana pode dar até 5x mais energia. muito bom conteúdo.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens