Guia Michelin 2019 – França: confira as principais novidades

Banner Cafeteria Gamela
Banner GimGourmand
Banner Espaçamento

Ganhar uma prestigiada estrela do famoso Guia Michelin pode mudar um restaurante de patamar. Esse é considerado o mais conceituado guia sobre gastronomia em todo o mundo e circula desde 1900, quando foi criado pela Michelin, uma fabricante de pneus. Após ganhar uma estrela, o desafio anual dos restaurantes é não descer no nível da publicação.

O número de estrelas vai de 1 a 3, onde 1 pode significar que o local é muito bom e 3 que ele é excepcional. O guia de 2019 traz algumas novidades: enquanto alguns renomados restaurantes perderam as suas estrelas, outros elevaram o seu conceito ou até estrearam no guia. Criado há mais de um século, o guia pretendia estimular o turismo gastronômico.

A seguir separamos para você as principais novidades do Guia Michelin 2019 para você entender tudo o que aconteceu!

Banner Espaçamento

Restaurantes que perderam estrela

1 – La Maison des bois
Guia Michelin 2019 - França: confira as principais novidades
Um dos espaços do restaurante – Crédito: La Maison des bois

De três para duas estrelas: esse foi o saldo para o restaurante do chef Marc Veyrat. O típico restaurante localizado nos Alpes Franceses em frente ao Mont Blanc foi um dos destaques negativos no Guia Michelin desse ano.

Marc Veyrat é uma figura característica, conhecido por cozinhar com um chapéu preto, e especulam-se motivos pela queda de estrelas. Comenta-se, por exemplo, que a queda se deve a um repúdio aos favores que eram concedidos por Michael Ellis, ex-diretor do guia.

O restaurante é claro que continua sendo uma atração e valendo uma visita, já que Veyrat é especialista na gastronomia molecular. Ele está localizado em Col de la Croix-Fry, 74230, em Manigod.


2 – L’auberge de l’Illhaeusern
Guia Michelin 2019 - França: confira as principais novidades
O restaurante conta com belas paisagens ao redor – Crédito: L’auberge de l’Illhaeusern

Outro chef que viu o seu restaurante perder a terceira estrela foi Marc Haeberlin. O anúncio é impactante, já que foram 51 anos sustentando as três estrelas do Guia Michelin. Esse pode ser um recado claro de que nenhum restaurante está imune a perder a sua classificação.

Administrado há mais de 150 anos pela mesma família, o restaurante é luxuoso e, além da comida, oferece paisagens incríveis. As especialidades são o Salmão souflle e a Truffe sous la cendre. As refeições no local custam de 44 a 158 euros.

Para quem deseja conhecer o restaurante, que agora conta com duas estrelas Michelin, ele está localizado na 2 Rue de Collonges au Mont d’Or, 68970 Illhaeusern.


3 – L’Astrance
Guia Michelin 2019 - França: confira as principais novidades
Os pratos se destacam pela sofisticação – Crédito: Pinterest

O terceiro restaurante a perder a sua terceira estrela foi o L’Astrance, em Paris. Coordenado pelo chef Pascal Barbot, o local estava há onze anos com as suas três estrelas, mas agora terá que se contentar com apenas duas.

Outras publicações gastronômicas mundiais o classificam normalmente entre a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo. O L’Astrance, localizado na 4 Rue Beethoven, 75016, possui refeições de 95 a 250 euros.


4 – Carré des Feuillants
Guia Michelin 2019 - França: confira as principais novidades
Chef Alain Dutournier é quem comanda a cozinha – Crédito: Carré des Feuillants

Alain Dutournier foi outro chef que viu o seu restaurante perder estrelas, desta vez de duas para uma. O experiente chef francês é conhecido no mundo todo pela sua contribuição cultural à culinária do país.

O preço médio do cardápio no Carré des Feuillants é 135 para entrada, prato principal e sobremesa. O restaurante fica na 14 Rue de Castiglione, 75001, em Paris.


Restaurantes que conquistaram uma estrela a mais

1 – Mirazur
Guia Michelin 2019 - França: confira as principais novidades
Chef argentino é prestigiado na França – Crédito: Mirazur

O chef Mauro Colagreco certamente tem o que comemorar, já que é o primeiro argentino a receber 3 estrelas no Guia Michelin. Além disso, é o único estrangeiro na França com 3 estrelas. Um local imperdível se você estiver planejando visitar a Côte d’Azur.

O seu restaurante é considerado um dos melhores do mundo por especialistas em gastronomia, o que confirma o merecimento da subida de duas para três estrelas. A sua cozinha é definida por ele mesmo como mediterrânea, mas com influências da América Latina.

Ostras com tapioca, risoto de quinoa e sorvete de laranja estão entre as especialidades do local. O Mirazur está localizado em Menton, na 30 Avenue Aristide Briand, 06500.


2 – David Toutain
Guia Michelin 2019 - França: confira as principais novidades
Restaurante estreou no guia há pouco tempo – Crédito: Pinterest

A primeira estrela do David Toutain veio há poucos anos, mas a subida já aconteceu. Agora, o restaurante ostenta duas estrelas Michelin. O jovem chef preza pela apresentação do prato e a mistura entre sabores e texturas. Todo esse cuidado é o que garante uma experiência gastronômica especial.

Um dos destaques é o Menu Imposto. Nele você não sabe exatamente o que irá comer, já que cada prato é surpresa. Para isso, há uma preocupação até mesmo com as possíveis intolerâncias alimentares dos clientes.

Os menus no local vão de 50 até mais de 150 euros. O David Toutain está localizado na 29 Rue Surcouf, 75007, em Paris.


Restaurantes que estrearam no guia

1 – Oka
Guia Michelin 2019 - França: confira as principais novidades
Chef brasileiro recebeu a primeira estrela com o restaurante – Crédito: TripAdvisor

Com ingredientes amazônicos o chef brasileiro Raphael Rego conquistou o seu lugar no Guia Michelin. O restaurante Oka, localizado em Paris, possui um cardápio com misturas francesas e brasileiras baseadas em ingredientes extraídos da Amazônia.

Ao todo, são 80 ingredientes brasileiros na cozinha de Rego em Paris. O local abriu as portas em 2018, depois de uma primeira tentativa em 2014, e agora celebra a primeira estrela Michelin. O Oka está localizado na capital francesa na 1 Rue Berthollet, 75005.


2 – ERH
Guia Michelin 2019 - França: confira as principais novidades
Restaurante é comandado pelo japonês Keita Kitamura – Crédito: TimeOut

Outro estrangeiro que ganhou a sua primeira estrela por um restaurante em Paris é o japonês Keita Kitamura. Os menus em seu restaurante vão de 35 a 100 euros, o que o coloca em uma faixa acessível para muitos turistas experimentarem o local. Entre os pratos há ceviche, foie gras, tempura de lotte, entre outros.

O restaurante está localizado na 11 Rue Tiquetonne, 75002 Paris.


3 – Baieta
Guia Michelin 2019 - França: confira as principais novidades
Chef é uma das mais jovens no guia – Crédito: Via Michelin

Julia Sedefdjian é uma das dez mulheres premiadas com a primeira estrela Michelin. Ela, que já havia conquistado uma estrela aos 21 anos em outro restaurante, agora repete a façanha.

O Baieta foi aberto em 2018 e Julia se destaca por ser uma das mais jovens a figurar no guia – e pela segunda vez. Ela é considerada um verdadeiro talento na gastronomia mundial.

O restaurante está localizado em Paris, na 5 rue Pontoise, 75005.

Agora que você já conhece as principais novidades do Guia Michelin 2019, que tal fazer uma viagem enogastronômica pela França? Descubra os melhores vinhos e os melhores restaurantes franceses com a Gimgourmand.


Sobre a GIMtravel

GIMtravel é uma empresa especializada em visitas turísticas da França, localizada em Lyon.

Tudo começou em 2010, quando a fundadora da empresa saiu de São Paulo, para fazer um ano sabático na França. Daí surgiu a ideia da GIMtravel, que há quase 5 anos no mercado, atua em todo território Francês com guias e parceiros qualificados e selecionados à dedo para mostrar o melhor da França para vocês.

Com sua sede localizada ao lado de Lyon, capital da gastronomia francesa, sua equipe trabalha todos os dias buscando o melhor da França: Vinhos, Gastronomia, Luxo, eventos, visitas, etc.

Site: www.gimtravel.com
Lyon/França: +33 641 67 41 75  |  São Paulo: (11) 3230-7575

Guia Michelin 2019 – França: confira as principais novidades
5 (100%) 1 vote

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Colunistas, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *