» Início » Bebidas » Enologia » 7 dicas de vinhos para animar suas festas

7 dicas de vinhos para animar suas festas

por | dez 17, 2018 | Bebidas, Colunistas, Enologia

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O fim do ano está se aproximando e a gente já começa a pensar nas festas de Natal e Ano Novo! Afinal, tem coisa mais gostosa que celebrar as conquistas e a vida junto aos familiares e amigos? E nada melhor que um bom vinho para animar os eventos ou mesmo presentear, não é mesmo? Por isso, fizemos uma seleção especial de vinhos brancos, tintos, rosés e espumantes para embalar as suas festas e agradar aos mais diversos paladares. Confira!

1 – 130 Brut Blanc de Noir

Vamos começar pelo mais festivo de todos: um espumante Brut, que pode ser servido como um “welcome drink” na sua festa. O renomado 130 Brut Blanc de Noir é elaborado exclusivamente com uvas Pinot Noir. Robusto, com excelente cremosidade e frescor, tem um bouquet incrível, com notas de amora e framboesa em perfeita harmonia com nuances de frutas secas.

Dica extra: Experimente também suas duas mais recentes e sofisticas releituras: o 130 Blanc de Blanc e o 130 Blanc de Noir, duas elegantes expressões das uvas Chardonnay e Pinot Noir, respectivamente.


2 – Pol Clément Rosé

Espumante produzido no Vale do Loire, na França, pela gigante Compagnie Française des Grands Vins. Feito com as uvas Cabernet Franc, Gamay e Pinot Aunis, é encantador pela linda cor salmão claro e a perlage delicada e abundante. Possui delicado aroma de frutas vermelhas, como morango e framboesa, e notas de pão tostado. É perfeito para ser servido em comemorações!


3 – Casas Del Bosque Reserva Sauvignon Blanc

Um vinho branco chileno bastante premiado com grande personalidade, intensas notas de goiaba e maracujá permeadas por delicadas nuances defumadas e um sutil toque de sal marinho. No paladar evidenciam-se notas de frutas cítricas, especialmente lima, abrindo caminho para uma estrutura mineral firme e fresca acidez.


4 – Estiba I Sobremadurado 2015 (Bodegas Esmeralda)

Com bouquet complexo, este vinho branco mostra-se persistente no paladar e é muito bem equilibrado por sua acidez. Aroma de notas florais e cítricas, toque de anis, mel e baunilha. Elaborado com 90% Sémillon e 10% Sauvignon Blanc dos vinhedos de Ugarteche e Luján de Cuyo, na Argentina, é um delicioso vinho de sobremesa.


5 – Cattacini La Sagrada Familia 2017

Este gaúcho foi eleito o melhor rosé do Brasil na Grande Prova Vinhos do Brasil 2017. O varietal de Pinot Noir tem boa intensidade olfativa com notas florais e frutadas, com destaque ao tutti-frutti. Na boca é agradável, persistente, seco e com acidez equilibrada. Uma opção fresca, leve e elegante. Muito sofisticado!


6 – Santa Alvara Merlot 2015 (Lapostolle)

Um vinho chileno inspirado nos melhores vinhos europeus. Elaborado com a Merlot de vinhedos plantados no Vale de Rapel, é um tinto macio, com boa concentração de fruta madura e um toque sedoso no palato. É um vinho versátil que permite diferentes harmonizações.


7 – Vinho Tinto Morandé Pionero Cabernet Sauvignon 2014

Este vinho de cor vermelho vivo e tons rubi esbanja a tipicidade do Cabernet Sauvignon do Vale do Maipo, na região central do Chile. A bebida traz aromas de café, chocolate, notas de tabaco e um delicado toque de frutas cristalizadas. Muito bem feito, estruturado, de boa acidez e final prolongado.

 

Gostou? Que outros rótulos você indicaria para incrementar esta seleção? Deixe sua opinião!


Bruno Hermenegildo

BRUNO HERMENEGILDO

Sommelier International, formado pela FISAR. Membro da Confraria dos Sommeliers de São Paulo, a mais concorrida confraria profissional do Brasil.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens