» Início » Áreas » Nutrição » Aprenda a preparar sua marmita fitness seguindo dicas de nutricionista

Aprenda a preparar sua marmita fitness seguindo dicas de nutricionista

por | dez 4, 2018 | Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O hábito de “marmitar” é uma tendência, especialmente entre aqueles que trabalham ou estudam fora e se preocupam em manter uma alimentação saudável durante a semana.

Entre as vantagens de preparar o próprio alimento, podemos listar o conhecimento da procedência dos ingredientes, a escolha dos temperos que mais agradam, a adequação da quantidade de comida de acordo com a dieta seguida e, é claro, a economia.

A nutricionista da LC Restaurantes, Vanessa Caluete, dá dicas simples, porém importantes, para quem deseja preparar as próprias marmitas fitness para serem consumidas durante a semana.

De acordo com Vanessa, o principal quesito para quem quer preparar num único dia as marmitas da semana é se organizar. “Faça uma lista de compras para o supermercado, dê uma olhada no que você tem em casa no armário e na geladeira para não comprar produto a mais e ficar com produtos com validade próximo do vencimento. É preciso, ainda, fazer os processos que chamamos de “mise en place“, ou seja, deixar todos os ingredientes das receitas pesados, descascados e ralados. O mais prático possível para a utilização”, explica.

Leia mais: A importância da Mise en Place na cozinha

Segundo a nutricionista, uma marmita fitness deve ter uma opção de carboidrato (arroz integral, macarrão penne ou fusilli – que tendem a ficar melhor no descongelamento -, legumes cozidos ou purê de abóbora, batata, mandioca, inhame ou mandioquinha), uma opção de proteína animal ou vegetal (frango cozido desfiado, carne moída refogada, almôndega ao sugo, peixe grelhado com lentilha, grão-de-bico temperado ou ervilha), uma opção de legume cozido (abobrinha, berinjela, quiabo, brócolis ou couve-flor) e uma opção de folhosos (alface, couve, escarola, repolho, agrião ou acelga). A dica da especialista para tornar as marmitas mais nutritivas é variar nas cores, texturas e sabores dos alimentos escolhidos.

Para armazenar os alimentos a indicação é utilizar potes limpos e bem fechados. Os potes de vidro, de acordo com a nutricionista, conservam melhor os alimentos e devem, sempre que possível, ser a escolha de embalagens das marmitas.

As marmitas fitness devem ser mantidas em temperatura de geladeira por, no máximo, três dias e congeladas por 90 dias. “Não podemos descongelar e congelar novamente. Por isso, o ideal é congelar em pequenas porções ou a quantidade que você costuma utilizar para cada preparação. Deve-se, ainda, colocar a data em que foi produzido para ajudar no controle e identificação no congelador”, destaca Vanessa.

A nutricionista frisa, ainda, que o hábito de “forçar o descongelamento” em micro-ondas, por exemplo, pode deteriorar os alimentos. Carnes, frios e laticínios são alimentos muitos sensíveis a temperatura, por isso exigem cuidados com o manejo e armazenamento.

Outra dica valiosa da especialista é manter o ambiente o mais limpo possível no momento do preparo das marmitas para evitar contaminação. “Devemos ser muito cuidadosos com a limpeza e higiene do ambiente onde os alimentos estão sendo preparados. Resíduos de louças, por exemplo, podem contaminar os alimentos que estão sendo manipulados. Para evitar a contaminação também é importante tomar cuidado para não manipular alimentos de gêneros diferentes simultaneamente, como, por exemplo, cortar carnes e folhosos para saladas”, afirma Vanessa.

Sobre a LC Restaurantes

A LC Restaurantes, com sede em São Paulo, nasceu em 1989 de uma parceria com o Grupo Pão de Açúcar, e atualmente possui mais de 250 unidades em todo país, oferecendo uma alimentação nutritiva e balanceada para empresas dos mais diversos portes e segmentos. Por dia, já são mais de 125 mil serviços, atendendo 100 mil pessoas.

Os níveis de satisfação do consumidor da alimentação da LC são acima dos 90%, e a empresa se destaca no mercado pelos seus diferenciais, ao oferecer aos clientes projetos de ambientação para seus restaurantes e cardápio personalizado, pensando na rotina dos funcionários e também em qualidade de vida com produtividade. Além disso, é a única do ramo que possui um departamento específico de gastronomia, proporcionando assim refeições balanceadas, nutritivas e saborosas.

Com um projeto único de sustentabilidade que garantiu à marca o selo “Carbon Free” e um programa de conscientização de consumo, focado em reduzir desperdícios, a LC Restaurantes sai na frente quando o assunto é preocupação com o meio ambiente. Outros certificados que comprovam a qualidade da LC Restaurantes são a ISO 9001:2008.


Serviço

LC Restaurantes
Endereço:
Avenida Miguel Frias e Vasconcelos, 1.205 – Jaguaré – São Paulo
Telefone: (11) 2197-8888
Site: www.lcrestaurantes.com.br

2 Comentários

  1. Amei este artigo seu, vou montar meu negocio de marmitas fit !

    Responder
  2. Nossa gostei muito do seu site! Vou começar a acompanhar mais vezes! Conteúdo de muita qualidade!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens