5 chefs franceses renomados e estrelados

Banner Rancho do Pescador
Banner GimGourmand
Banner Espaçamento

Enobrecida por Paul Bocuse (O Papa da Gastronomia Francesa, morto em janeiro de 2018), a profissão de chef ganhou destaque, e, na França, é responsável por uma importante parcela do turismo no país.

Dono de um restaurante 3 estrelas localizado em Collonges-au-Mont-d’Or, uma comuna situada na região de Lyon, na França, Bocuse foi o precursor da nova cozinha (nouvelle cuisine, em francês) que apesar de clássica, é mais leve e utiliza ingredientes frescos e de qualidade em seus pratos.

A revolução gastronômica promovida por Bocuse deixou vários súditos, chefs de cozinha renomados e estrelados que se dedicam a reinventar a culinária francesa, proporcionando aos seus clientes momentos de degustação únicos, através de pratos que mais parecem obra de arte. Quer saber mais sobre os restaurantes estrelados na França? Clique aqui!

A seguir, listamos 5 chefs franceses renomados e estrelados para que a sua próxima visita à França seja uma viagem repleta de cores e sabores:

Banner Espaçamento

1 – Alain Ducasse, chef do Le Louis XV em Mônaco

5 chefs franceses renomados e estrelados
O chef francês Alain Ducasse – Crédito: Pinterest

Com um império gastronômico de 23 restaurantes, o chef de cozinha Alain Ducasse coleciona estrelas Michelin: ao todo são 19, divididas entre os restaurantes tri-estrelados Alain Ducasse au Plaza Athénée, em Paris, Alain Ducasse at the Dorchester, em Londres, o Le Louis XV em Mônaco, o dois estrelas Le Maurice e entre vários outros patrimônios gastronômicos.

5 chefs franceses renomados e estrelados
O chef Alain Ducasse e a equipe de trabalho do Le Louis XV – Crédito: Revista Menu

Ducasse usa ingredientes naturais, locais e da época em seus pratos e prioriza a formação de uma boa equipe de trabalho para se manter competitivo no mundo da gastronomia e atender bem aos seus milhares de clientes. Francês, o chef também é dono da Alain Ducasse Education, uma escola de gastronomia que possui parcerias com diversas instituições de ensino pelo mundo afora.


2 – 
O chef Marc Veyrat, do restaurante La Maison des Bois

5 chefs franceses renomados e estrelados
O chef Marc Veyrat e seu irreverente chapéu preto – Crédito: Pinterest

Dono de uma aparência um tanto excêntrica, o chef Marc Veyrat é conhecido pelo seu famoso chapéu preto. Marc Veyrat lidera o La Maison des Bois, restaurante especializado em gastronomia molecular localizado nos Alpes franceses.

5 chefs franceses renomados e estrelados
Equipe do chef Marc Veyrat

Em 2018, o restaurante de Marc Veyrat foi novamente premiado com três estrelas do Guia Michelin francês. No La Maison des Bois o chef oferece aos seus clientes um cardápio cheio de personalidade, com pratos que combinam plantas, flores e ervas da montanha. O colorido e o paladar surreal de cada refeição preparada no restaurante de Veyrat valem a pena um desvio do seu trajeto principal para uma experiência gastronômica inesquecível!


3 – Thibault Sombardier, do restaurante Antoine em Paris

5 chefs franceses renomados e estrelados
O jovem chef Thibault Sombardier – Crédito: Nespresso

O jovem chef de cozinha Thibault Sombardier lidera o restaurante Antoine, em Paris e oferece aos seus clientes uma versão mais contemporânea da gastronomia francesa, conquistando com seus pratos requintados, uma estrela do Guia Michelin.

5 chefs franceses renomados e estrelados
A vista do salão do restaurante Antoine, em Paris – Crédito: Guia Michelin

O Antoine possui um conceito de cozinha aberta, onde os clientes podem acompanhar o preparo das refeições. Enquanto saboreiam a comida, eles são agraciados com a vista privilegiada da Torre Eiffel, cartão postal de Paris, capital da França.


4 – 
O chef Christophe Bacquié e a cozinha mediterrânea do restaurante L’Hôtel du Castellet

5 chefs franceses renomados e estrelados
O chef Christophe Bacquié, do L’Hôtel du Castellet – Crédito: Pinterest

Na edição 2018 do Guia Michelin, outro renomado estabelecimento gastronômico que ganhou mais uma estrela em sua constelação foi o restaurante L’Hôtel du Castellet, do chef Christophe Bacquié. A cozinha mediterrânea de Bacquié, que mescla ingredientes da culinária francesa, espanhola, italiana, marroquina e grega, conquistou a terceira estrela da bíblia da gastronomia.

5 chefs franceses renomados e estrelados
Vista do salão do restaurante 3 estrelas do chef Christophe Bacquié – Crédito: L’Hôtel du Castellet

Nascido em Paris, Christophe Bacquié serve em seu estrelado restaurante pratos tradicionais da culinária francesa como o Foie Gras. Entretanto, sob o comando do chef esse clássico é servido com um tartare de figos frescos acompanhado por molho de pato ao vinagre e mel.

Entre os ingredientes preferidos de Bacquié está a abrótea, um peixe originário das rochas mediterrâneas e que pertence à família do bacalhau. Segundo o chef francês, esse peixe possui uma carne suave, de sabor inigualável e compõe pratos deliciosos.


5 – O estrelado chef Joël Robuchon, em memória

5 chefs franceses renomados e estrelados
Joël Robuchon, o chef mais estrelado da história da gastronomia mundial – Crédito: Guia Michelin

O chef mais estrelado da história da gastronomia mundial faleceu no dia 6 de agosto de 2018 em Genebra, na Suíça. Vítima de um câncer no pâncreas, Joël Robuchon era dono de um império gastronômico com mais de 20 restaurantes e 32 estrelas no Guia Michelin.

O chef francês foi considerado o “chef do século” pelo Guia Gault Millau, concorrente do Guia Michelin. Conhecido por uma culinária simplista e perfeccionista, Joël Robuchon aprendeu a cozinhar ainda na adolescência; aos 15 anos de idade, já trabalhava no Relais de Poitiers como auxiliar de cozinha.

5 chefs franceses renomados e estrelados
O saudoso chef de cozinha Joël Robuchon – Crédito: Pinterest

Em 1978, à frente do Hotel Nikko, o chef Joël Robuchon foi premiado pela primeira vez com duas estrelas Michelin e daí por diante, não parou mais de ganhar estrelas do renomado guia gastronômico. O chef francês, que morreu aos 73 anos e ficou mundialmente conhecido pelo purê de batatas perfeito, possuía restaurantes em Bordeaux, na França, Tóquio, Las Vegas e em vários outros países.

 

E você, qual é o seu chef de cozinha francês favorito?

Venha descobrir com a GimGourmand as maravilhas da gastronomia francesa, visitando restaurantes, cozinhas e fabricantes dos melhores produtos franceses.


Sobre a GIMtravel

GIMtravel é uma empresa especializada em visitas turísticas da França, localizada em Lyon.

Tudo começou em 2010, quando a fundadora da empresa saiu de São Paulo, para fazer um ano sabático na França. Daí surgiu a ideia da GIMtravel, que há quase 5 anos no mercado, atua em todo território Francês com guias e parceiros qualificados e selecionados à dedo para mostrar o melhor da França para vocês.

Com sua sede localizada ao lado de Lyon, capital da gastronomia francesa, sua equipe trabalha todos os dias buscando o melhor da França: Vinhos, Gastronomia, Luxo, eventos, visitas, etc.

Site: www.gimtravel.com
Lyon/França: +33 641 67 41 75  |  São Paulo: (11) 3230-7575

 

Foto destaque: Os chefs vencedores do Bocuse d’Or e Paul Bocuse – Crédito: Bocusedor-winners

5 chefs franceses renomados e estrelados
5 (100%) 1 vote

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Colunistas, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *