» Início » Bebidas » Enogastronomia » Conheça harmonizações de vinhos ideais para um cardápio vegano

Conheça harmonizações de vinhos ideais para um cardápio vegano

por | nov 20, 2018 | Bebidas, Enogastronomia, Enologia

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Você deve estar se perguntando qual é o diferencial de um rótulo vegano sendo que vinho nada mais é que o suco da uva fermentado, certo? Mas esse é só o começo. O processo de fabricação pode ser bem mais complexo e definir, inclusive, se um vinho é vegano ou não. Isso porque para chegar límpida e brilhante à taça, a bebida passa por um processo importante chamado clarificação.

De acordo com Natália Cacioli, sommelière da Evino, o vinho, como um produto natural, tem substâncias que podem deixá-lo turvo e com sedimentos. Por isso, o líquido é normalmente filtrado e clarificado. Esse processo é realizado por meio de substâncias que funcionam como “ímãs” para a retirada de sedimentos – e os mais populares são derivados de animais. “Para fornecer alternativas veganas, alguns produtores têm utilizado outras substâncias como placas de fibras vegetais, carbono, pedra calcária, argila de caulim e gel de sílica. Por esses métodos, portanto, o produto final pode ser considerado livre de artigos de origem animal e pode fazer parte da dieta de qualquer um adepto da dieta vegana”, pontua.

As opções de harmonização vão muito além das clássicas sugestões de carne vermelha com vinho tinto e vinho branco com peixe. A culinária vegana é muito rica e as opções de harmonização são infinitas. A ideia básica é tentar compensar o “peso” do prato com o “peso” do vinho. Ou seja, para um vinho mais encorpado, como um Malbec ou um Cabernet Sauvignon, a sugestão é escolher uma comida com molhos ou frituras. Já os brancos e rosés, que são vinhos mais cítricos e de corpo mais leve, vão bem com praticamente qualquer prato, como saladas de grãos e ceviche com coentro e limão.

Confira abaixo sugestões de harmonizações veganas:

Malbec
Espaguete de pupunha com molho de cogumelos
Hambúrguer de lentilha

Cabernet Sauvignon
Moussaka vegana
Moqueca de banana da terra

Chardonnay
Curry de abóbora com leite de coco e abacaxi
Ceviche vegano de chuchu e nabo com leite de coco, limão e coentro

Rosé
Salada 7 grãos com manga
Canelone de abobrinha recheado com rúcula e tomate seco

Sobre a Evino

Um dos maiores e-commerces e aplicativos de vinho do país e uma das maiores importadoras de vinhos franceses e italianos, a Evino nasceu para oferecer oportunidades únicas, com a melhor seleção de vinhos, ao melhor preço, através da melhor experiência de compra, sempre quebrando barreiras e criando conexão entre pessoas por meio do vinho. Site: www.evino.com.br.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens