» Início » Notícias » Cassiano Restaurante homenageia poeta ilustre de São José dos Campos

Cassiano Restaurante homenageia poeta ilustre de São José dos Campos

por | out 21, 2018 | Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Entre os filhos ilustres de São José dos Campos, um dos nomes mais celebrados é o do poeta, jornalista e ensaísta Cassiano Ricardo (1895-1974). Há 52 anos, a cidade celebra sua obra e trajetória durante o mês de outubro. O Cassiano Restaurante, inspirado pelas linhas do poeta, transformou alguns de seus textos em drinques.

As receitas levam em consideração a língua portuguesa como fio conector entre o escritor e a cozinha do Cassiano Restaurante. Escolher ingredientes que possam expressar sensações foi o objetivo nesse caso. No livro “Poemas Murais”, por exemplo, Cassiano já tinha se rendido ao modernismo e se aprofundado em si mesmo, destacando um lirismo maior do que no início conservador da carreira.

Por isso, o drinque que leva o nome dessa obra vem com Bagaceira, Chartreuse, Blueberry e Citric Oil. Uma mistura forte e imersiva nos sabores. Em “O Sangue das Horas”, o poeta escreve assim: bebo a esperança. E enquanto as horas passam, o amargo da espera vem do suco de grapefruit, que recebe esperança no licor Parfait Amour e ganha a companhia do Hendricks Gin.

A repetição poética do texto “Jeremias Sem Chorar”, um dos poemas mais famosos de Cassiano Ricardo, está representada com Rum Zacapa Solera, Mint, Chocolate Chips e Framboesas. Quando você terminar, vai querer repetir.

E para fechar, o “Rolamundo”, que leva vodka super premium, licor Hpnotiq, purê de maracujá e limão, uma homenagem criativa aos sabores que o autor descreve bem no poema, repleto de figuras.

A carta de drinques é um dos destaques do Piano Bar do Cassiano Restaurante, que ainda tem cervejas premium e uísques importados – que, assim como os drinques, podem ser acompanhados de tapas, formando um happy hour completo.

Semana Cassiano Ricardo

A Semana Cassiano Ricardo chega à 52ª edição neste ano, com uma programação que tem como destaque os 90 anos de lançamento do livro de poesias “Martim Cererê”, uma das mais importantes obras do poeta joseense. A semana foi aberta no dia 20, às 20h, com um espetáculo do Coro Jovem de São José dos Campos, no Teatro Municipal, e prossegue até o dia 27 deste mês.

A primeira edição da Semana Cassiano Ricardo aconteceu em 27 de julho de 1967 e contou com a presença do poeta joseense, que discursou na abertura do evento, no prédio da Antiga Câmara Municipal, onde atualmente funciona o Museu Municipal.

O poeta, jornalista e escritor Cassiano Ricardo Leite nasceu em 26 de julho de 1894 em São José dos Campos e faleceu em 14 de janeiro de 1974 no Rio de Janeiro.  Ele foi um dos líderes do movimento pela Semana de Arte Moderna de 1922 e ocupou a cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Letras.


Sobre o Cassiano Restaurante

O Cassiano Restaurante, em São José dos Campos, é referência no Brasil com sua culinária tradicional Portuguesa. Para garantir uma verdadeira experiência com sotaque português aos clientes, o Cassiano conta com a consultoria do renomado maître Manoel Pires, o Manoelzinho, que comandou por 30 anos o Antiquarius Rio, no Leblon, Rio de Janeiro. No cardápio, a estrela da casa é o Bacalhau, apresentado em várias versões, e a carta de vinhos assinada pelo empresário e enófilo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. São cerca de 100 rótulos e uma média de 700 garrafas. Com acomodação para 90 pessoas, o espaço conta com uma cozinha de alto padrão, de autoria do conceituado arquiteto Armando Pucci. A linha de metais é fornecida pela empresa alemã WMF e as porcelanas, da grife portuguesa Vista Alegre.


Serviço

Cassiano Restaurante
Local:
Golden Tulip Colinas
Endereço:
Av. Major Miguel Naked, 144 – Colinas Shopping – São José dos Campos
Horário de Funcionamento: Aberto todos os dias. Café da manhã, das 6h às 10h; almoço, das 12h às 15h (buffet: de segunda a sexta. À la carte: sábados, domingos e feriados); e jantar, das 18h30 às 23h (À la carte)
Reservas: (12) 3131-4141

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens