» Início » Notícias » Datas Comemorativas » 23 de setembro: Dia Nacional do Sorvete estimula reaquecimento no mercado

23 de setembro: Dia Nacional do Sorvete estimula reaquecimento no mercado

por | set 18, 2018 | Datas Comemorativas, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Dia Nacional do Sorvete, comemorado em 23 de setembro, vem para dar as boas-vindas à primavera e às altas temperaturas que iniciam nesta época do ano. A data, estabelecida pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), tem o objetivo de estimular a visibilidade do alimento, ressaltar os benefícios nutricionais, além de ampliar a produção e comercialização do produto, de Norte a Sul do país.

Em 2017, cerca de 1,13 bilhão de litros de sorvetes foram consumidos. Em média, o consumo per capita atingiu 5,44 litros/ano, o que rendeu um faturamento de mais de R$ 13 bilhões. Segundo o levantamento da associação, esta marca refletiu também na produção, alcançando a marca de 776 milhões de litros de sorvetes de massa, 220 mi/l de picolés e 133 mi/l de soft.

De acordo com Eduardo Weisberg, presidente da ABIS, o sorvete é considerado um dos alimentos mais saborosos e apreciados, durante as quatro estações do ano, abrangendo todo território brasileiro. “Para o setor este dia é muito aguardado. É a oportunidade que os empresários têm para lançar novos produtos, vislumbrando as tendências. Para o consumidor, é o momento de conhecer o que o setor tem de novo para apresentar”, diz.

Junto aos associados, a ABIS se empenha para elaborar novas estratégias de progresso e aperfeiçoamento, em busca de resultados positivos para toda cadeia produtiva. Há dois anos, a associação promove o Congresso Latino-Americano de Sorvetes – Helados (CLASH) e lançou o mascote Abisinho, personagem de uma revista em quadrinhos. Outra tática é incentivar a utilização de frutos, nozes e castanhas nativas, valorizando a biodiversidade brasileira, além de firmar parcerias com diversos eventos do segmento.

Sobre o Eduardo Weisberg

Empresário na área de sorvetes e presidente da ABIS, instituição que desenvolve ações que promovem a mudança cultural e o aumento do consumo de sorvete por meio de parcerias, simpósios, palestras em feiras nacionais e internacionais, entre outras atividades, como o projeto Exportação de Sorvetes com Frutas Típicas Brasileiras. Eduardo Weisberg preside o conselho consultivo do Tecnolat/ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos, é membro da equipe nacional do Projeto ABIS-PAS (Programa Alimentos Seguros) e da diretoria do SICONGEL – Sindicato da Indústria Alimentar de Congelados, Supercongelados, Sorvetes, Concentrados e Liofilizados no Estado de São Paulo. Compõe o Grupo de Trabalho Multiinstitucional para Assessoramento da Política de Alimentos Seguros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA; o conselho administrativo da Agência Nacional de Inovação de Leite e Derivados e o conselho consultivo da escola “Horácio Augusto da Silveira”, Senai Barra Funda, SP, Escola Horácio Augusto da Silveira; Diretor do DEAGRO, Departamento do Agronegócio da FIESP e Diretor da ABNC – Associação Brasileira de Nozes e Castanhas.


Sobre a ABIS

Fundada em 2002, a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) representa toda a cadeia produtiva, inclusive sorveterias e gelaterias artesanais, e tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento contínuo das empresas do setor. Por meio da divulgação das vantagens e benefícios do sorvete, ressaltando sempre sua qualidade e seu valor nutritivo, a entidade procura criar condições adequadas para o crescimento das empresas associadas. Atualmente, o Brasil conta com oito mil empresas ligadas à produção e comercialização de sorvete. O setor gera 75 mil empregos diretos e 200 mil indiretos, tendo um faturamento anual acima de R$ 13 bi.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens