» Início » Receitas » Doces » Receita: Bolo Funcional de Pistache Sem Açúcar

Receita: Bolo Funcional de Pistache Sem Açúcar

por | ago 8, 2018 | Áreas, Doces, Nutrição, Receitas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Insumos

Massa

– 150gr de Farinha de Pistache;
– 120ml de Leite Vegetal (de sua escolha);
– 60gr de Farinha de Aveia ou Arroz;
– 3 Ovos;
– 60gr de Xylitol (adoçante dietético natural em pó);
– 1 colher (sobremesa) de Fermento em pó.

Cobertura

– 400ml de Leite Vegetal;
– Suco de 1 Limão Taiti;
– 1 colher (sobremesa) de Amido de Milho;
– 30gr de Xylitol;
– 30gr de Pistache.


Modo de Preparo

Para fazer o Bolo Funcional de Pistache Sem Açúcar, misture os ingredientes secos, com exceção do fermento e, depois, os molhados. Mexa bem até a massa ficar encorpada. Cuidado para não deixar bolinhas de farinha! Tente dissolvê-las, o máximo possível, com ajuda da batedeira.

Com a mistura homogênea, acrescente o fermento, mexendo cuidadosamente. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 30 minutos.

Para fazer a cobertura, em uma panela misture os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar e atingir o ponto de ver o fundo do recipiente. Para finalizar, coloque a cobertura no bolo ainda quente e decore com pistaches picados.

 

Rendimento: 6 porções


Sobre o Bolo Funcional de Pistache Sem Açúcar

Controlar o apetite é uma das tarefas mais difíceis para quem está fazendo dieta. A vontade de comer algo doce, após a refeição, é enorme e pode quebrar a permanência no regime. Mas, não desanime, não! Uma ótima alternativa para suprir esse desejo são as receitas à base de pistache, semente que é fonte de vitaminas e rica em gorduras boas, excelente para saciar a fome e controlar o peso.

Apesar de não ser tão conhecida como as castanhas, nozes e amêndoas, essa oleaginosa também ajuda no combate às temidas gordurinhas localizadas. Também colabora na prevenção do diabetes, reduz o colesterol, contribui para o funcionamento do sistema nervoso, entre outros benefícios. Segundo a nutricionista Kelly Cristina Diaz, o pistache tem uma composição de nutrientes, como as proteínas e fibras, que igualmente favorece a perda de peso. “Por ter uma absorção mais lenta, o alimento aumenta a saciedade e controla a fome”, explica.

A influencer digital fitness Analu Lourenço sempre procura diversificar seu cardápio com opções saudáveis e fora do usual, priorizando uma alimentação equilibrada, porém, sem perder o sabor. “O pistache, antes de tudo, é benéfico, saboroso e ótimo para sair daquela refeição rotineira”, comenta.

Comparado às outras oleaginosas, possui um teor calórico mais baixo. Só que, atenção: mesmo assim, o alimento deve ser consumido moderadamente, em pequenas porções, para não comprometer a dieta. “Em 50 gramas, há 320 calorias. O recomendado é consumir 25 gramas, por dia, para melhor aproveitamento”, recomenda a nutricionista.

De acordo com Kelly, é muito importante comprar as sementes de boa procedência para não correr o risco de adquirir as contaminadas com aflotoxinas (substâncias sem sabor produzidas por fungos), que podem causar sérios danos à saúde, como o câncer hepático. A profissional ainda recomenda a versão com casca. “O ato de descascar reduz a velocidade de consumo e promove uma maior percepção do quanto a pessoa consumiu”, orienta.

Leia mais: Castanha-do-brasil: benefícios e cuidados

Para outras dicas, acompanhe a influencer no Facebook e Instagram.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens