» Início » Cozinhas » Contemporânea » Insetos, insumos do futuro?

Insetos, insumos do futuro?

por | jul 25, 2018 | Colunistas, Contemporânea, Cozinhas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Ontem tive o privilégio e porque não dizer o prazer, de saborear alguns grilinhos e até mesmo um yakissoba com insetos desidratados – crocância na medida certa!

A oportunidade me foi apresentada, no já tradicional evento Chefs na Praça, em Campinas, onde o IFBG também esteve presente e tendo como convidada para ministrar seus workshops, a ganhadora Master do MasterChef da Band, Elisa Fernandes (ela foi a 1ª ganhadora em 2014 e depois ganhou novamente no desempate das duas temporadas em 2015).

Insetos na alimentação do futuro, para a USF (Universidade São Francisco), já é presente: salvo engano nas duas últimas edições do evento esteve presente o chef Fabiano Suzuki agraciando os visitantes com essas “bestinhas” de intenso sabor, o que no dizer da amiga Andreia Pimentel, coordenadora do Curso de Gastronomia, constitui uma enorme fonte de proteínas e fibras.

Confesso que pessoalmente, grande apreciador de escargots desde longa data, caçador de ostras nas praias da Vendée (França) desde a adolescência, tendo como utensílio apenas um canivete, voltava pra casa “almoçado” já que colheita era farta e o tempero, apenas e tão somente, o valioso (em nossos mercados) sel de Guérande, em grande profusão na região.

O futuro da alimentação para os humanos pode estar nos insetos mas também na quantidade enorme de fontes no reino vegetal, como raízes, flores e tantas ervas algumas delas já utilizadas nas cozinhas do passado, como a beldroega nas saladas, o ora-pro-nóbis com suas bagas e folhas comestíveis, além da azedinha, que esteve na origem da Nouvelle Cuisine, além da infinidade de flores comestíveis, encontradas em toda parte. Lembrando que todas as espécies citadas acima são cultivas nas hortas “urbanas” do IFBG, para o encanto e a descoberta de seus estudantes.

A terra, a nossa terra, ainda que maltratada, tem muito a nos oferecer.

Que venham os gafanhotos e assim, como João no deserto, nós possamos saciar a nossa fome.


Wenceslau Avila

WENCESLAU AVILA

Gerente de Qualidade no Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia. Instituto de alta gastronomia com padrão internacional em Campinas/SP.

1 Comentário

  1. Isso é tendência, quanto mais gente mais precisaremos de proteína de qualidade.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens