» Início » Notícias » Eventos » Cozinhando com Palavras ganha destaque na Bienal Internacional do Livro

Cozinhando com Palavras ganha destaque na Bienal Internacional do Livro

por | jul 4, 2018 | Eventos, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Já consagrado, o Cozinhando com Palavras tem seu espaço reservado no universo literário. Nesta edição, toca em questões culturais como patrimônio, problemáticas sociais e de sustentabilidade e ganha, mais uma vez, destaque na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O evento, que acontece entre os dias 3 e 12 de agosto, é realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Com a proposta de unir culinária, literatura e cultura, o Cozinhando chega à sua 5ª edição com uma programação rica, que reúne chefs e escritores brasileiros e internacionais atuantes em todos os importantes olhares que a gastronomia nos traz atualmente. De estrelados comandantes de cozinhas renomadas às personalidades da TV, todos estão representados nesse caldeirão. Entre os nomes que realizam debates, degustações ou aulas-show, estão: Morena Leite, Gabriela Kapim, Thiago Castanho, Tereza Paim, Carolina Ferraz, Helena Rizzo, Ivan Achcar, Breno Lerner, Janaina Rueda, Olivier Anquier, Rodrigo Oliveira e até o apresentador Zeca Camargo.

Um dos grandes destaques deste ano é o chef colombiano Juan Manuel Barrientos, um dos mais importantes nomes da cozinha da América Latina, com o destacado El Cielo com sedes em Medellin, Bogotá e Miami. Juan faz um trabalho inclusivo de capacitação de soldados feridos e guerrilheiros refugiados. Pela primeira vez no evento, ele prepara uma aula show, dia 4 de agosto, às 19h, na mesa A Cozinha da Paz.

“A gastronomia já está consolidada no cardápio do mundo editorial e este espaço vem celebrar e promover essa deliciosa harmonização. Queremos trazer discussões contemporâneas que se interrelacionam. E a gastronomia é a mesa ideal para essas conversas”, diz André Boccato, curador do espaço.

Para a jornalista Guta Chaves, coordenadora executiva do espaço, nesta edição, o Cozinhando com Palavras se alinha com muitas das questões sociais, econômicas e culturais latentes, sem perder a leveza que sempre foi uma de suas características.

Um conselho consultivo formado por profissionais da área gastronômica e cultural também foi criado, pela primeira vez, para trazer aos visitantes um espaço amadurecido com diferentes visões e olhares complementares. Fazem parte deste grupo, além do curador e da coordenação, a curadoria da CBL e os especialistas Breno Lerner, Enio Miranda, Fernanda Menegetti e Daniela Narciso.

Programação diversificada e atenta aos novos tempos

A gastronomia como patrimônio cultural e suas peculiaridades geográficas, por exemplo, estão representadas nas conversas com Thiago Castanho (Cozinha de Origem, 7/8, às 14h), Tereza Paim (O que é que a Bahia tem?, 7/8, às 19h), Morena Leite (Morena Leite e suas receitas brasileiras, 10/8, às 10h) e Enio Miranda e Sylvio Rocha, da Academia Brasileira de Gastronomia (Indicação Geográfica no Brasil e a importância do paladar para a alimentação, 5/8, às 10h). Há ainda mesas sobre cidades criativas (uma inciativa da UNESCO) e o patrimônio gastronômico paulistano, que mostram como as cidades brasileiras se constroem, se firmam e se renovam por meio de sua alimentação.

Turismo e culinária também fazem parte da programação, com um bate-papo com o apresentador Zeca Carmago, que relata suas experiências gastronômicas em suas viagens (Sabores e Sensações, 8/8, às 14h). A programação contempla ainda a mesa “Momento blogosfera, retrospective, cenário e futuro”, que resgata os 10 anos dos blogs gastronômicos, sua origem, importância e contextos. Participam deste debate os jornalistas e especialistas do segmento: Arnaldo Lorençato (Veja São Paulo), Ale Guerra (Cuecas na Cozinha) e Paty Feldman (Aprenda a preparar comida de verdade).

Alimentação saudável e sustentável, além da preocupação com o desperdício de alimentos completam a grade do espaço. Quem acompanha a TV, a mesa Socorro, meu filho come mal (11/8, às 17h), com Gabriela Kapim, terá a oportunidade de ouvir mais sobre dicas para que toda a família se alimente melhor. Ainda, como em anos anteriores, ao longo das sessões, apresentações musicais relacionadas à comida serão realizadas, entre elas, uma sessão com o grupo musical Samba na Cozinha, dia 4/8, às 17h.

Acompanhe a programação complete pelo site: www.bienaldolivrosp.com.br.


Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Com a proposta de trazer uma comunicação integrada, que converse com os grandes temas da atualidade, a Bienal do Livro de SP também aposta numa campanha inovadora cujo mote é: “Venha Fazer esse Download de Conhecimento”, que tem como proposta destacar o protagonismo do livro em meio à nova percepção dos brasileiros diante do turbilhão de estímulos e canais de acesso a conteúdos que a tecnologia hoje propicia. A ideia é mostrar que, apesar dessas mudanças culturais no país, o livro, em seus diversos formatos, é o agente essencial do processo de conexão entre o conhecimento e o universo digital no qual vivemos.

Em breve, mais informações sobre a programação pelo: www.bienaldolivrosp.com.br ou pelas mídias sociais:

Instagram: www.instagram.com/bienaldolivrosp
Facebook: www.facebook.com/Bienaldolivrosp
Twitter: www.twitter.com/bienaldolivrosp


Serviço

25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Data:
 3 a 12 de agosto
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo
Site: www.bienaldolivrosp.com.br

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens