» Início » Notícias » Festivais » Bertioga terá “Chefinho Saudável” na semana do Meio Ambiente

Bertioga terá “Chefinho Saudável” na semana do Meio Ambiente

por | maio 31, 2018 | Festivais, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Em meio às discussões do projeto de Lei 6.299/2002 sobre segurança alimentar nos processos de cultivo no Brasil, o Programa Clorofila de Educação Ambiental dá bons exemplos ao organizar o “Festival Chefinho Saudável” em Bertioga, no Litoral Norte paulista. Trata-se de disputa de receitas orgânicas para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6).

Não é de hoje que a preparação dos alimentos é tema das atividades propostas pelo Clorofila. O Programa trabalha hoje, com 22 escolas das redes pública e privadas, chamadas de “parceiras”, onde são desenvolvidas atividades de hortas inteligentes, revigorização de canteiros, criação de oficinas de reciclagem, cantinas sustentáveis e outras frentes. O Programa foi idealizado e é mantido pela empresa Sobloco Construtora há 26 anos.

A proposta do Chefinho Saudável é incentivar os alunos do Fundamental I, do primeiro ao quinto ano escolar, a prepararem e utilizarem as verduras, do caule às folhas, durante a disputa gastronômica. O festival premiará as receitas elaboradas com alimentos saudáveis e sem adição de temperos industrializados, embutidos ou enlatados.

O aluno que participar deverá apresentar aos jurados uma pesquisa simples sobre as propriedades nutricionais dos ingredientes utilizados na elaboração do prato. Serão melhor avaliados aqueles que cumprirem os critérios do festival, o que também inclui a utilização dos vegetais plantados na horta da escola.

“A ação gerará benefícios a longo prazo. Os alunos terão a oportunidade de aprender a preparar uma refeição com 100% de aproveitamento, um conceito sustentável que os pequenos poderão levar para casa e pôr em prática no dia a dia”, explica a educadora ambiental da Sobloco, Cristina Peres.

Segundo a educadora, o mais importante é desafiar a postura dos alunos para transformar o estilo de sua vida e de suas famílias. “O Programa Clorofila atua junto das escolas para ensinar técnicas de plantio, como regar e colher as verduras. As atividades desenvolvem a percepção dos alunos, que têm a oportunidade de lidar com projetos, desde o planejamento até a realização final, que termina no prato, até ser avaliado pelos jurados”, completa Cristina.

O festival busca preparar as crianças para o futuro, por meio da culinária sustentável, conceito que trabalha a importância do consumo consciente. Questões sobre a importância da boa nutrição também são discutidas pelas equipes das escolas, para auxiliar os alunos a entenderem e reduzirem o desperdício nas cozinhas.

A competição acontecerá entre os dias 4 e 8 de junho em Bertioga, nas dependências das escolas participantes.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens