» Início » Áreas » Empreendedorismo » Mudanças exigem ousadia e determinação

Mudanças exigem ousadia e determinação

por | maio 26, 2018 | Áreas, Empreendedorismo, Entrevistas, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

“Foi uma decisão difícil, mas foi tomada com o coração. Sempre gostei de ter a liberdade para criar, desenvolver ideias, e o meu trabalho, na época, não estava me dando essa oportunidade”. Assim conta Tatiana Romano, que deixou a profissão de psicóloga e professora para se dedicar a sua paixão pelas panelas. Nascida em Presidente Prudente, mas residente em Sorocaba, ela se dedica a cozinhar, fotografar e escrever para o seu blog “Panelaterapia“, que mantém desde 2009 e envolve um público de diferentes faixas etárias. Hoje, conta com 440 mil seguidores no Instagram, mais de dois milhões no Facebook e quase um milhão no YouTube.

A mudança de profissão para Tatiana foi encarada como ousadia, mesmo diante das adversidades que a nova realidade pudesse lhe trazer; pois deixar o estresse do cotidiano corrido passou a ser prioridade. “Eu estava pensando na qualidade de vida que trabalhar em casa, com horários flexíveis, poderia me proporcionar. Resolvi arriscar, mesmo sem ter o mesmo retorno financeiro na época”, conta, explicando que o “Panelaterapia” surgiu como um hobbie. “A ideia de criar um blog foi apenas para registrar a receita que eu inventava na hora do preparo, para que eu pudesse reproduzi-la novamente em outro momento”, explica. Do blog, surgiram três livros, sendo “Panelaterapia: Receitas para Aproveitar o Feriado” a obra mais recente.

Tatiana afirma que, muitas vezes, uma nova escolha pode acabar provocando pensamentos equivocados nas pessoas, principalmente vindos pelo senso comum, como: trabalhar em casa é sinônimo de não trabalhar. “É um grande engano! A única diferença é que, às vezes, estou dormindo às 10 horas e trabalhando às 2 horas da madrugada. Esse modelo de trabalho é complicado de aceitar”, comenta, confessando que, no início da mudança, sentia-se culpada por estar em casa. “Precisei me doutrinar e doutrinar as pessoas, porque elas acham que, por eu estar em casa, poderiam aparecer para uma visita a qualquer momento”.

Em meio a ocasiões de insegurança, foi na família que Tatiana encontrou apoio, especialmente no esposo Marcelo, com quem trabalha o tempo todo. Hoje, mãe da pequena Lis, ela reconhece que sua decisão de deixar outras áreas de atuação trouxe benefícios não só à vida profissional, mas também à pessoal. “É justamente essa flexibilidade do meu trabalho que me permite exercer todos os papéis. Sinceramente, fico pensando nas mães que trabalham fora, que enfrentam trânsito, que deixam filhos pequenos na creche, e me sinto muito grata pela escolha que fiz”, ressalta.

Tatiana destaca, ainda, as transformações que a maternidade traz à vida da mulher, principalmente em relação aos cuidados, que ganham mais evidência. “Além das mudanças pessoais, porque ser mãe torna a pessoa mais humana, com mais compaixão, acho que a questão da alimentação também mudou, e isso interfere nas minhas receitas. Hoje, tenho uma preocupação maior com a origem dos ingredientes que uso”.

Porém tudo deve ser ponderado e, mesmo que o trabalho exija grande parte do tempo, a família deve ter momentos de lazer. Apesar de trabalhar junto com o marido, Tatiana conta que, em certas ocasiões, quando é possível, tenta fazer passeios ao ar livre, sair nos fins de semana e se desconectar do universo digital.

Ela sustenta, ainda, que a formação, mesmo não sendo usada diretamente na vida profissional, acaba trazendo soluções. Conhecida nacionalmente, Tatiana inevitavelmente lida com críticas na internet, e é à Psicologia, uma das áreas em que é formada, que ela atribui seu bom relacionamento com o público. “Ser psicóloga me proporciona uma visão de mundo diferente, que interfere em tudo que faço. Lido com questões de relacionamento e acho que isso ajuda sempre”.

Prova de que o bom relacionamento com o público envolve todo o trabalho no “Panelaterapia” é que as receitas de Tatiana Romano passam por diferentes gerações e realidades de famílias. “Quando penso que aquela receita que estou publicando no blog ou ensinando em vídeo vai ser reproduzida e fazer parte de um momento tão especial quanto é a hora da refeição, sinto uma responsabilidade grande, e isso me motiva a fazer cada vez melhor”.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens