Cafeteria Gamela – Itu – São Paulo

Banner Benedita Vaz Massoterapeuta
Banner Confraria Hallertau
Banner Espaçamento

Sobre

Banner Espaçamento

A Cafeteria Gamela foi inaugurada em junho de 2001. Para quem visita o centro histórico de Itu é uma parada obrigatória, localizada em um dos cantinhos mais saborosos da cidade. O charmoso local pequeno e aconchegante, reserva sabores diferenciados.

Maria Isabel Scarpa de Arruda, mais conhecida como Bebel Arruda, é engenheira agrônoma, produtora de café e proprietária da Gamela. Bebel diz que a sua grande paixão pelo café é uma herança de família e isso é possível comprovar pelas fotos antigas nas paredes da cafeteria, que contam um pouco da sua história. Bebel sempre gosta de lembrar que a ideia de abrir a cafeteria foi do seu pai, Célio Cano de Arruda, produtor, classificador e degustador de café, para divulgar o passeio na fazenda. “Ele era o nosso garoto propaganda e todos sempre tem uma palavra carinhosa para falar sobre ele. Hoje, não mais presente, sempre lembro de algumas frases que ele deixou… os próprios clientes lembram: Aqui, o café é de graça, só paga o cheirinho. Sozinho ou com ela… o melhor café é na Gamela. Sinta o gostinho que o Brasil tem lá fora”, lembra Bebel.

O café servido é da Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, ou seja, vem direto do produtor, em grão ou moído na hora. E para acompanhar, doces e compotas caseiras que você certamente vai provar e querer levar mais para casa.

Algumas receitas de biscoitinhos e deliciosos doces são tradições da família, fabricados pela mãe da proprietária, Dna Maria Ignes. A Gamela é ideal para cair em tentação e sair de todos os regimes, com a vantagem de se trocar um bom dedo de prosa.


Sobre a Fazenda Santo Antônio da Bela Vista

A Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, localizada em Itu, a 110 km de São Paulo, trabalha há anos com o turismo rural pedagógico sobre o café.

Com o projeto intitulado “Do Cafezal ao Cafezinho”, a fazenda recebe grupos de escolas, estrangeiros, famílias, empresas e terceira idade, mostrando e vivenciando durante um dia todas as etapas que compõem o ciclo do café.

Mesmo que você não faça parte de um grupo, a fazenda sempre tem datas específicas para que você possa participar deste passeio. Mande um e-mail para: bebelcafe@uol.com.br e se cadastre.


O Passeio

Passear pela Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, tem um sabor especial: é como percorrer todas as etapas que compõem o agronegócio café, desde a plantação até a degustação de um delicioso cafezinho.

O visitante já se encanta na entrada da fazenda, muito bem cuidada. Ao chegar é recepcionado pela proprietária e recebido com uma bela mesa onde é oferecido o café da manhã. Bolo de fubá, sequilhos, bolachinhas, pão caseiro, sucos e um café especial, com um cheirinho e sabor inesquecíveis.

Em seguida começa o Tour do Café. Bebel acompanha todo o passeio, dando explicações desde a muda até o manejo dos pés de café, colheita, abanação seguindo para o terreiro e tulha onde acontece o beneficiamento.

Depois, é só sentir aquele cheirinho irresistível da torra do café que é feita artesanalmente e a moagem dos grãos. “Os grãos que torramos na fazenda são classificados e selecionados”, ressalta Bebel.

Acabando o tour, o visitante é recebido com torresmo, mandioca frita e uma deliciosa caipirinha. Logo após é servido o almoço típico de fazenda, comidinha caseira e uma boa prosa pra finalizar com um cafezinho.

No restante do dia, o visitante escolhe entre tirar uma soneca numa rede, fazer um passeio na trilha ou visitar os pontos turísticos de Itu, cidade cuja tradição cafeeira é mantida nos belos casarões.


Grupos

Com o projeto intitulado “Do Cafezal ao Cafezinho”, Bebel iniciou seu trabalho com escolas, mostrando para as crianças desde a formação de mudas até o beneficiamento do café feito pela própria fazenda.

“Para as crianças aprenderem na prática aquilo que elas vêem nos livros, significa não esquecer mais, além da oportunidade que elas têm de caminhar pelos campos da fazenda, aos quais nos dedicamos e conviver com a cultura e costumes locais”, explica Bebel.

“É interessante observar a quantidade de crianças que experimentam o café pela primeira vez em nossa fazenda, por ter despertado o interesse e curiosidade pelo assunto. Aprender que o café não é tudo igual, que o café não faz mal à saúde e até uma receitinha de um milkshake de café são alguns ensinamentos que elas recebem de uma forma didática e divertida. E depois em cada etapa passam a ser agricultores, ora colhendo café, ora abanando ou até mesmo esparramando o café no terreiro como nas novelas”, finaliza.

Nos últimos anos, a Fazenda também abriu suas porteiras para receber famílias, estrangeiros e grupos fechados de empresas e terceira idade.


Contato

Endereço: Rua Paula Souza, 547 – Centro – Itu
Telefone: (11) 4023-1335
E-mail: bebelcafe@uol.com.br
Facebook: www.facebook.com/CafeGamela
Horário de Funcionamento: Terça a sábado, das 8h às 18h; e aos domingos, das 9h às 18h

 

Fonte: Itu.com.br

Cafeteria Gamela – Itu – São Paulo
5 (100%) 1 vote

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Colunistas, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

15 comentários em “Cafeteria Gamela – Itu – São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *