» Início » Áreas » Nutrição » O papel da nutrição no controle do estresse, ansiedade e insônia

O papel da nutrição no controle do estresse, ansiedade e insônia

por | maio 2, 2018 | Áreas, Colunistas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Antes de falar como a nutrição pode te ajudar no gerenciamento desses problemas é importante que você entenda que geralmente estes três “inimigos” da saúde emocional nos atacam em conjunto e estão muito ligados um com o outro, prejudicando assim os nossos objetivos.

Um detalhe muito importante sobre este assunto é que nem sempre a culpa/solução está na alimentação. Opa! Como assim nutri? Você não disse que a nutrição ajuda? Sim, disse e é verdade! Mas a vida não é só alimentação, certo?! As nossas emoções também estão relacionadas com os nossos hormônios, com o ambiente, momento atual, relacionamentos e vários outros aspectos, e quando o nível do estresse e da ansiedade estiver muito alto é necessário a utilização de medicamentos prescritos por médico. Eu desejo de coração que você não precise chegar neste nível, mas se estiver passando por alguma situação difícil procure logo por um acompanhamento psicológico.

E sobre a parte nutricional? Muitas vezes o problema da ansiedade e do estresse estão relacionados a deficiências nutricionais, isso porque a nossa sensação de bem-estar e felicidade é produzida pelo hormônio da serotonina e quem é a precursora deste hormônio é o triptofano, que é um aminoácido presente nos queijos, amendoins, castanha de caju, frango, ovo, ervilha e amêndoas.

Mas para que o triptofano seja utilizado é necessário estar com quantidades adequadas de ferro, magnésio, cálcio, vitamina C, B3, B6 e B9, presentes de forma mais biodisponível em alimentos de origem animal como carnes, peixes, ovos e leite, mas para veganos as sementes e castanhas também oferecem esses nutrientes, mas se você estiver com uma má saúde intestinal a serotonina vai ser prejudicada, por isso que em alguns casos pode ser necessário a suplementação com probióticos e também alguns estudos mostram que o ômega-3 ajuda a diminuir a ansiedade.

Com a sensação de ansiedade e estresse constantes, a insônia pode vir como consequência, e o ruim disso é que se você não dorme bem o seu projeto na perda de gordura e hipertrofia não vai funcionar, porquê os hormônios da testosterona, GH e melatonina dependem de um sono de qualidade.

Se você não corta esse mal pela raiz a tendência é elevar o hormônio do cortisol sanguíneo que podendo causar disfunções metabólicas, estimular o processo de resistência periférica a insulina e aumentar a probabilidade de doenças cardiovasculares.

Para você ter disciplina e vencer essas “inimigas”, siga estas 5 dicas de sucesso:

  1. Estabeleça um horário específico para ir dormir à noite, e se prepare diariamente para isso, não mexa no celular, desligue as luzes, tome um banho quente, não converse, faça uma meditação, uma prece e assim o sono vem;
  2. Se você gosta, pode usar chá: melissa, cidreira, camomila, valeriana… são ótimos tranquilizantes naturais;
  3. Em momentos de crise JAMAIS desconte sua ansiedade em doces e chocolates, eles não vão resolver seu problema! Procure fazer atividades que te tranquilizem: pintar, bordar, fazer origami, sei lá, só não fique na internet idolatrando a vida alheia e se comparando, valorize-se!
  4. Não fuja de seus problemas! Foque em pensamentos positivos que tragam soluções, pode ser que a solução não seja agradável, mas saiba extrair o lado positivo das situações negativas, nem todas as vitórias vêm sem sofrimento;
  5. Alimente-se bem, cuide do seu intestino, não coma alimentos muito processados e com alto índice glicêmico, cozinhe mais, desembale menos, coma bastante vegetais que você goste, prefira os integrais, cuidado com as frituras e se possível, não coma açúcar de nenhuma espécie, mas saiba fazer suas exceções.

Espero que você tenha gostado destas orientações e que de alguma forma eu tenha ajudado. Lidar com problemas emocionais não é fácil e pode se tornar ainda mais difícil quando você não se cuida, por isso fique atento à sua saúde e procure se prevenir para não ter que remediar.


Raiane Gomes

RAIANE GOMES

Nutricionista (CRN3 | 45314). Atendimento com foco no emagrecimento e na hipertrofia muscular. Fone: (11) 99651-4161. E-mail: [email protected].

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens