» Início » Cozinhas » Internacional » Descubra Lyon, a capital da Gastronomia Francesa

Descubra Lyon, a capital da Gastronomia Francesa

por | abr 16, 2018 | Cozinhas, Internacional, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Por: Pryscila Musso (Descubra Lyon)

Lyon foi eleita melhor destino Europeu para um final de semana, pelo Travel Awards em 2016, a antiga capital de Gaules e capital gastronômica francesa, reúne inúmeros motivos para uma visita. Sem falar nas regiões vinícolas vizinhas: Beaujolais (com seus vinhos à base de Gamay), Vale do Rhône (terra de Syrah) e a famosa Borgonha (berço da Pinot Noir). Famosa por sua gastronomia, a história da seda e também pelo cinema (os irmãos Lumière – inventores do cinema – eram de Lyon), a cidade se destaca ainda, na cultura e na moda. Descubra um pouquinho de Lyon conosco…

Como chegar em Lyon

Lyon possui uma posição privilegiada na França: 1h30 de Paris – 1h30 de Marselha (de trem). O mais prático é pegar o trem da SNCF, saindo da estação GARE DE LYON em Paris e chegando nas estações: GARE DE PART DIEU ou GARE PERRACHE em LYON. Os valores são em torno de 50 euros por trajeto. Vindo de outros países: Lyon fica à 2h da Suíça e 2h da Itália. Não tem desculpa para não dar um pulinho na cidade!

Descubra Lyon, a capital da Gastronomia Francesa

O Velho Lyon visto do rio Saône


Onde ficar hospedado em Lyon

1. Hotel Villa Florentine
Localizado em um antigo convento e com uma vista privilegiada sobre a cidade, este hotel é um dos nossos preferidos. Pela vista, pelo restaurante gastronômico (1 estrela Michelin) e pela qualidade dos quartos e serviços.

2. Cour des Loges
Não muito longe do primeiro, com decoração mais aconchegante e charmosa, mas sem perder a classe. Ele fica no mesmo bairro, na parte baixa da colina (Velho Lyon).

3. Le Royal
Famoso pelo seu café da manhã e Bruch de domingo, que é preparado pelos alunos do Institut Bocuse (escola culinária do grande chef Paul Bocuse). Este hotel é super bem localizado, central, em frente à principal praça (Bellecour) e por ser pequeno, é mais exclusivo.

Descubra Lyon, a capital da Gastronomia Francesa

Restaurante Les Terrasses, no hotel Villa Florentine


Restaurantes em Lyon

Assunto delicadíssimo quando falamos de Lyon, pois é a capital gastronômica da França. É uma das cidades francesas que mais possuí restaurantes por habitantes. Sem falar que 18 deles são estrelados no guia Michelin (só na capital). Sem contar os da região (entre eles a famosa Sophie PIC, Georges Blanc e Trois Gros). Portanto, faça dieta antes, pois não será em Lyon que você conseguirá se conter. Vamos citar 3 grandes nomes e uma alternativa diferente:

Descubra Lyon, a capital da Gastronomia Francesa

O restaurante mais estrelado de todos estrelados: Auberge du Pont De Collonges – Paul Bocuse

PAUL BOCUSE
O famoso chef francês, único no mundo a ter 3 estrelas no guia Michelin há mais de 50 anos, possui um império de restaurantes. Mas o principal deles, 3 estrelas no Michelin é o L’Auberge du Pont de Collonges. Reserve antecipadamente. O valor varia entre 270 euros e 310 euros o menu.

LA MÈRE BRAZIER
Um marco na história gastronômica de Lyon, Eugénie Brazier (1895 – 1977) foi a primeira mulher da história a ter 3 estrelas no guia Michelin e a única a renovar 2 vezes seguidas. Foi aluna de Paul Bocuse. Hoje o restaurante conta com 2 estrelas no Michelin.

GEORGES BLANC
Não está no centro de Lyon, mas a 1h30, na cidadezinha de VONNAS, onde o chef comprou metade da cidade e transformou em uma cidade gastronômica, com seus restaurantes (entre eles, o 3 estrelas Michelin), lojinhas e hotéis.

Uma alternativa diferente: WAGON BAR
Já pensou em jantar ou almoçar em um ônibus restaurante, que permite degustar uma deliciosa refeição assinada pelo chefe estrelado Jeremy Galvan, enquanto você descobre os principais pontos turísticos da cidade. Nós recomendamos o passeio à noite, para ver a cidade iluminada. Também pode ser uma ótima alternativa para quem não tem muito tempo na cidade e quer unir o útil ao agradável. Peça o cardápio do Wagon Bar e reserve com a GIMtravel, eles trabalham com as mesmas tarifas do site e a vantagem é de ter tudo em português para você.

À Bientôt!


Sobre a GIMtravel

GIMtravel é uma empresa especializada em visitas turísticas da França, localizada em Lyon.

Tudo começou em 2010, quando a fundadora da empresa saiu de São Paulo, para fazer um ano sabático na França. Daí surgiu a ideia da GIMtravel, que há quase 5 anos no mercado, atua em todo território Francês com guias e parceiros qualificados e selecionados à dedo para mostrar o melhor da França para vocês.

Com sua sede localizada ao lado de Lyon, capital da gastronomia francesa, sua equipe trabalha todos os dias buscando o melhor da França: Vinhos, Gastronomia, Luxo, eventos, visitas, etc.

Lyon: +33 641 67 41 75  |  São Paulo: (11) 3230-7575

1 Comentário

  1. Lyon é realmente linda, recomendo também visitar a região vinícola próxima : Beaujolais, Borgonha e Vale do Rhône ! Ótimo ponto de partida para uma viagem em torno da gastronomia e vinhos da França. Nos já fomos três vezes e sempre tem algo novo para ver.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens