» Início » Bebidas » Bar » Especialista ensina maneiras de harmonizar o saquê com diferentes pratos

Especialista ensina maneiras de harmonizar o saquê com diferentes pratos

por | mar 14, 2018 | Bar, Bebidas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Quando se fala em saquê, imediatamente nos lembramos de um produto tradicional e, principalmente, consumido em restaurantes japoneses. Entretanto, essa bebida milenar tem mais aplicabilidades do que se imagina. O saquê é uma bebida única, com sabores e aromas individuais. A partir de ingredientes básicos como arroz e água, somados aos agentes de fermentação (levedura e o fungo koji-kin), forma-se o destilado incrivelmente puro, simples e ao mesmo tempo complexo.

O saquê conquista cada vez mais adeptos brasileiros e, com isso, é comum surgir algumas dúvidas de como apreciá-lo e harmonizá-lo com diferentes culinárias. Para disseminar a cultura da bebida no Brasil, Celso Ishiy, um dos maiores especialistas em saquê do país e diretor da TRADBRAS, empresa focada na importação e exportação de produtos da cultura oriental, ensina como é possível harmonizar o saquê com diferentes tipos de pratos. Confira:

Pratos leves
Pode ser harmonizado com ginjo e daiginjo para apreciar o saquê. Exemplos: saladas, grelhados de carne branca, carpaccio e massas sem molhos encorpados.

Pratos salgados
Pode ser harmonizado com saquês levemente doces. Mas, se o salgado for acentuado, recomenda-se um saquê mais seco, do tipo junmai. Exemplos: peixe assado, massas de molho vermelho, que podem ser servidos com saquê do tipo nigori (mais encorpado).

Pratos cítricos
Harmoniza-se com saquês mais doces como nigori (mais encorpado) ou honjozo. Exemplos: ceviches, sunomono.

Pratos temperados e oleosos
Normalmente harmoniza-se com saquê junmai. Entretanto, o corpo leve do saquê honjozo pode “quebrar” a oleosidade. Exemplos: o churrasco pode combinar com um nigori, junmai, honjozo seco. Para quem prefere reduzir a gordura, pode harmonizar com um honjozo extra dry.

Pratos aromáticos
Harmoniza-se com saquê aromático, o suficiente para que se sobressaia da comida.

Pratos encorpados
Harmoniza bem com saquê encorpado e sabor de forte presença. Exemplos: carne de panela mineira e feijoada podem ser acompanhados do saquê nigori, que é mais encorpado e realça o sabor acentuado destes pratos.

Pratos doces
Podem ser harmonizados com saquê seco para destacar a doçura da comida – como nos casos da sobremesa. Também pode ser harmonizado com saquê doce para que a comida não fique enjoativa.


Sobre Celso Ishiy

Celso Ishiy é sommelier de saquê e um dos principais especialistas no assunto no Brasil. Fez diversos cursos no Japão, entre eles o Sake Professional Course, ministrado por John Gauntner, o principal especialista estrangeiro em saquê. Para conhecer o processo de produção em detalhes, trabalhou em diversas fábricas de saquê no Japão.

A convite da Jetro (Japan External Trade Organization), órgão do governo japonês para desenvolvimento do comércio entre os países, conheceu mais fabricantes em diversas províncias. Ministrou treinamentos, cursos e palestras sobre o tema em instituições como Fundação Japão, ABB (Associação Brasileira de Bartenders) e evento “Japão à Brasileira”, organizado pela Prefeitura de São Paulo. Elabora cardápios de saquê e ministra treinamentos para restaurantes e empórios. Além disso, é um dos diretores da TRADBRAS, empresa focada na importação e exportação de produtos da cultura oriental.


Sobre a TRADBRAS

Com foco em produtos japoneses, a TRADBRAS representa com exclusividade no Brasil marcas consagradas, como Sakês Hakushika e Cervejas Sapporo, além de muitos produtos diferenciados. É uma importadora que integra a tradição e a modernidade embarcada no Japão. Com 50 anos de história, a TRADBRAS é considerada a companhia mais tradicional em seu ramo de atividade. Para mais informações, acesse: www.tradbras.com.br.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens