» Início » Técnicas » Dietéticas » Grupos de emagrecimento são a nova tendência de atendimento profissional

Grupos de emagrecimento são a nova tendência de atendimento profissional

por | jan 29, 2018 | Colunistas, Dietéticas, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Emagrecer nunca foi uma tarefa muito fácil devido aos diversos fatores envolvidos no sobrepeso e principalmente na obesidade que não se restringe apenas a nutrição. Pessoas que emagrecem por conta própria são pessoas que possuem uma automotivação forte associada a um ótimo conhecimento sobre alimentação e sobre o próprio corpo, essas pessoas são a minoria em nossa população, por isso cada vez mais os profissionais têm buscado alternativas que ajudem seus pacientes a se motivarem para seguir suas orientações.

A obesidade é uma doença multifatorial que envolve questões hormonais, econômicas, psicológicas, genéticas, metabólicas, dietéticas e vários outras que necessitam um cuidado exclusivo e multiprofissional. Todos estes fatores estão ligados entre si onde um complementa o outro e muitas vezes em uma consulta individual o ensino sobre saúde e o acesso a comunicação entre profissionais não tem suprido a necessidade de mais da metade de brasileiros que estão com sobrepeso e obesidade. Segundo a OMS a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, a projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos.

Diante deste cenário surgem os grupos de emagrecimento como uma nova ferramenta aliada para a perda de peso com eficiência e muita motivação. Não faz muito tempo que essa nova ferramenta tem ganhado visibilidade e crescimento que tem proporcionado uma busca cada vez maior por esse tipo de serviço diante dos resultados, e principalmente da forma dinâmica que tem sido usada dentro dos encontros semanais, inclusive dentro de grupos online de emagrecimento.

Vários artigos científicos mostram que emagrecer em grupo tem sido muito mais eficaz na perda de peso quando comparado ao atendimento individual. Um estudo controlado e randomizado de O’Brien KM et al, 2014, constatou que obesos (IMC 25 – 40 kg/m²) apresentaram maiores resultados na perda de peso participando de um programa de emagrecimento online em comparação ao grupo controle que recebeu apenas uma dieta calculada individualizada. É muito importante entender que esses resultados estão intimamente ligados com a motivação do paciente, já que ele se encontra cercado de pessoas que passam por situações de vida parecidas.

Outro detalhe muito importe é a participação ativa de uma equipe especializada que possa aplicar de forma combinada e estratégica sobre o programa de emagrecimento em grupo. Existem nutricionistas que conduzem muito bem um grupo sozinhos e conseguem ótimos resultados, porém quanto mais profissionais mais resultados são obtidos pois dessa forma é possível atingir áreas que apenas um não consegue. Existem algumas formas de profissionais trabalharem em conjunto com grupos de emagrecimento, são elas:

  1. Nutricionista: o nutricionista conduz sozinho o grupo com encontros semanais e didáticos onde ele pode ensinar os participantes a se alimentarem de forma saudável para o emagrecimento e ainda pode convidar outro profissional para ministrar uma aula para interagir com o grupo e ter mais resultados;
  2. Nutricionista e Psicólogo ou Coach: nessa modalidade os participantes recebem orientações nutricionais e ensinamentos sobre mentalidade para um melhor autoconhecimento e assim mudarem as atitudes que os impedem de emagrecer;
  3. Nutricionista, Psicólogo e Educador Físico: com o apoio de um educador físico, além das aulas sobre nutrição de psicologia, o grupo pode receber orientações exclusivas de treino para que se motivem para fazer exercícios juntos;
  4. Nutricionista, Psicólogo, Educador Físico e Médico: nessa modalidade, o médico que compõe o grupo irá auxiliar acompanhando os resultados através de exames físicos e bioquímicos para eles terem mais segurança dos resultados.

Emagrecer em grupo tem muitas vantagens tanto para os participantes como para os profissionais:

Para os profissionais:

  • Atendem mais pessoas em menos tempo;
  • Ensinam de forma mais dinâmica sobre os hábitos de vida saudáveis;
  • Usam ferramentas online de forma ética;
  • Trabalham em horários mais flexíveis;
  • Bom retorno financeiro.

Para os participantes:

  • Mais motivação recebida pelo grupo;
  • Resultados mais duradouros;
  • Mais resultados no emagrecimento;
  • Acesso a mais uma forma de atendimento;
  • Melhor forma de aprendizado.

A busca por grupos de emagrecimento tem aumentado cada vez mais como uma nova modalidade de atendimento que veio para somar ao combate a crescente onda da obesidade em nossa região.

Pessoas que passam por várias dietas e sem ter resultados podem encontrar uma solução dentro de grupo de emagrecimento porque é possível que o problema dessa pessoa não seja na dieta e sim o aprendizado (ou a falta dele) recebido com a dieta. Em um grupo temos a possibilidade de ensinar que individualmente não temos. Os grupos são uma realidade que veio para transformar as pessoas na melhor versão de si mesmas com muito mais apoio, incentivo e resultados.


Referência

O’Brien KM et al. Participants in an online weight loss program can improve diet quality during weight loss: a randomized controlled trial. Nutr J. 2014


Raiane Gomes

RAIANE GOMES

Nutricionista (CRN3 | 45314). Atendimento com foco no emagrecimento e na hipertrofia muscular. Fone: (11) 99651-4161. E-mail: [email protected].

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens