» Início » Técnicas » Dietéticas » Iogurte: Faça boas escolhas!

Iogurte: Faça boas escolhas!

por | jan 21, 2018 | Colunistas, Dietéticas, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O iogurte é fonte de proteínas, fósforo, potássio, riboflavina e tem mais cálcio que os leites convencionais. Obtido através da fermentação do leite, ele possui melhor digestibilidade, pois parte do seu açúcar (lactose) já é digerido em ácido láctico pelas bactérias fermentadoras, diminuindo cerca de 25 a 50% da lactose do produto de acordo com a marca.

Porém, o iogurte convencional não é considerado um alimento probiótico (fonte de bactérias benéficas para as nossas funções gastrointestinais), pois elas não sobrevivem pela passagem pelo nosso trato gastrointestinal.

Hoje temos inúmeros tipos de iogurtes no mercado e vamos falar um pouco sobre eles:

1) Iogurte light: os produtos light em si são reduzidos em pelo menos 25% de algum ingrediente, que pode ser gordura, açúcar, sódio ou uma associação desses ingredientes, de acordo com o produto. No caso dos iogurtes, a redução se dá na maioria das marcas na quantidade de açúcares e gorduras ou somente gorduras.

2) Iogurte diet: os produtos diets tem alguma função dietética, ou seja, ele não contém algum ingrediente específico que não deve ser consumido por determinadas pessoas. Alguns exemplos são o açúcar, gorduras, sódio, entre outros. No caso dos iogurtes a maioria das marcas é sem gorduras e/ou sem adição de açúcares.

3) Iogurte zero: como o próprio nome diz, o produto é zero em algum nutriente. Zero gordura, zero adição de açúcares, lactose ou glúten. Os iogurtes variam de marca para marca, e normalmente são zero açúcar, zero gordura ou zero lactose.

4) Iogurte grego: possui mais gordura que os iogurtes convencionais pois leva na sua composição creme de leite, gelatina e espessantes para dar a sua cremosidade. Por isso atenção ao consumir esse produto que possui mais açúcares e gorduras que o iogurte convencional.

5) Iogurtes probióticos: são os iogurtes que contêm bactérias vivas que resistem a passagem por nosso trato gastrointestinal, favorecendo as suas funções.

*Dica: para saber que tipo de produto está consumindo, sempre leia os rótulos dos produtos.

Com essa infinidade de tipos e sabores fica difícil saber qual consumir, não é? A melhor escolha dentre os industrializados é o iogurte natural desnatado, pois ele tem menos gorduras e não apresenta adição de açúcares, espessantes, corantes e amidos que as opções a base de fruta possuem.

Você pode colocar mel, granola, frutas picadas, aveia, frutas desidratadas (gojy berry, cranberry, blueberry, passas, damascos picados), chia, linhaça, geleia, se tornando uma ótima pedida para ser consumido no café da manhã, nos lanches intermediários ou antes dos treinos (pois como possuem a lactose parcialmente digerida, não leva a desconfortos gástricos que o leite pode proporcionar).

Outra dica é fazer o seu iogurte em casa, ele é muito gostoso e simples.

Iogurte Caseiro

– 1 litro de leite desnatado
– 1 pote de 170gr de iogurte natural desnatado

Ferva o leite e deixe-o descansar até ficar morno. Depois misture em um recipiente com tampa o iogurte ao leite. Tampe-o e envolva-o com um pano de prato para mantê-lo aquecido e deixe descansar sem mexer por 8h. E está pronto. Não se esqueça de mantê-lo sempre sob refrigeração após o período de 8h.

Caso você seja fã dos iogurtes sabor morango, laranja com mel, ameixa… Faça você mesmo o seu, basta escolher a fruta de sua preferência e bater com um mixer ou no liquidificador o iogurte natural industrializado ou o da receita acima. É muito mais saudável e você sabe exatamente do que foi feito seu iogurte, sem corantes e aditivos.

Na hora de comprar seu iogurte, olhe as condições da embalagem, sempre deixe para pegá-lo por último e assim que chegar em casa leve-o para a refrigeração. Eles são produtos muito perecíveis e nunca devem ficar muito tempo fora da geladeira.

Fazendo as escolhas certas o iogurte é um ótimo aliado para a sua saúde!

Sigam as nossas dicas e até a próxima.


Danielle Ikematsu

DANIELLE IKEMATSU

Nutricionista Clínica pela UNIFESP. Consultório Principal: R. Artur de Azevedo, 1212 – Pinheiros – São Paulo/SP. Fone: (11) 97235-9307. E-mail: [email protected].

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens