» Início » Áreas » Etiqueta e Eventos » 8 dicas para você organizar sua ceia de Natal

8 dicas para você organizar sua ceia de Natal

por | dez 17, 2017 | Áreas, Etiqueta e Eventos

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Natal é uma data que tem muitos fãs: muitos adoram as comidas, como os panetones e as rabanadas, a decoração, a festa com a família… Mas, para quem prepara uma ceia completa, essa data pode ser muito estressante e trabalhosa, pois são muitas coisas para fazer. Com um bom planejamento e com as dicas abaixo, tudo vai sair perfeito!

1 – Convidados

É bom saber o número exato de pessoas que vão ceiar na sua casa, para que não falte nem sobre comida demais. Ninguém quer ficar comendo farofa a semana inteira depois do Natal, né? Confirme com seus amigos e familiares quem vai: pode ser pelo aplicativo de mensagens, e-mail ou pela boa e velha ligação telefônica. Isso também te ajudará a saber quanta louça será necessária, bem como lugares à mesa.


2 – Aperitivos

Se você quiser que todos ceiem ao mesmo tempo, é legal servir aperitivos às pessoas que forem chegando. Uma boa ideia são pastinhas, patês e torradinhas, como patê de frango e pasta de queijo e creme de alho. Espetinhos com queijo, tomate e rúcula também são legais: você pode servi-lo com um molho para salada, como pesto ou mostarda e mel.


3 – Bebidas

As bebidas são uma parte importante da ceia de Natal. Sua família e amigos são fãs de bebidas alcoólicas? Calcular a quantidade por convidado pode ser um desafio, né? Geralmente, uma garrafa de vinho serve 5 pessoas e, de cerveja, serve 2. Como dezembro é um mês bem quente, uma ideia legal é servir um ponche ou sangria, bebidas que rendem bastante e são muito refrescantes. Se a sua geladeira for pequena, compre sacos de gelo e coloque em coolers ou outros recipientes grandes. Para crianças e pessoas que não tomam bebidas alcoólicas, você pode servir sucos de frutas e refrigerantes.


4 – Comidas

Calcular a quantidade de comida pode ser um desafio! Afinal, ninguém quer que falte ou sobre comida! Um peru de 5kg serve cerca de 12 pessoas e um tender de 1kg pode servir até 5 pessoas. Para os pratos quentes em geral, calcula-se cerca de 500gr por pessoa, mas as crianças comem menos.


5 – Lugares para sentar

Sua casa é pequena e não tem lugar para todo mundo? É bom ter apoio de colo ou bandejas de colo, que são uma mão na roda. Banquinhos e puffs também podem ser bem úteis e, você pode pedir emprestado para os familiares.


6 – Decoração

A decoração natalina é linda, né? E você não precisa gastar muito dinheiro para deixar a mesa bem bacana: escolha uma toalha de mesa bem bonita, que pode ser branca e vermelha, ou com temas natalinos e, para decorar a mesa, você pode colocar frutas frescas e secas em bandejas. Velas também deixam qualquer decoração mais elegante, né?


7 – Planejamento

A compra dos alimentos para a ceia pode ser feita uma semana antes do Natal. Mas deixe para ir hortifrúti apenas uns dias antes, pois vegetais podem estragar bem rápido. Além disso, uma lista do que você precisa fazer pode ser muito útil, pois assim você consegue se organizar melhor.


8 – Peça ajuda

Se você já ofereceu a sua casa para fazer a ceia de Natal, nada mais justo que as pessoas possam ajudar, né? Amigos e familiares podem levar pratos e bebidas. Os mais íntimos podem te ajudar na organização da casa e da mesa. Afinal, Natal é tempo de união! A festa vai sair perfeita se todos puderem contribuir!

 

Por: Daniel Siqueira
Fonte: Terra

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens