» Início » Cozinhas » Internacional » A rica e diversificada gastronomia da Coreia do Sul

A rica e diversificada gastronomia da Coreia do Sul

por | dez 7, 2017 | Cozinhas, Internacional

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

 

Hábitos Alimentares

A culinária da Coreia tem entre seus principais ingredientes o arroz, que é cultivado na região há aproximadamente 3.500 anos. Após o século XVI, a pimenta foi introduzida na cozinha coreana e se tornou uma das principais especiarias gastronômicas locais. A comida típica da Coreia do Sul pode ser classificada como saudável, isso porque a culinária baseia-se no uso de vegetais e as refeições são servidas em pequenas porções. E não dá para falar de cozinha coreana e sabores picantes sem falar do kimchi (SOOMPI, 2013).

Kimchi: É o prato típico e mais famoso da Coreia do Sul e do Norte.  Tem sabor ácido e picante, está presente em praticamente todas as refeições dos coreanos – muitas vezes até no café da manhã. Na verdade o kimchi não é necessariamente um prato, mas um método de preparo baseado na fermentação de um vegetal (geralmente a acelga) com a adição de temperos como o alho, gengibre, pimenta e rabanete a partir de uma salmoura. Há mais de 100 variações de kimchi e muitas delas utilizam legumes, folhas, peixes e frutas (SOOMPI, 2013).

Makgeolli: É a bebida alcoólica nacional da Coreia, também conhecido como Korean Rice Wine, ou vinho de arroz coreano. Com coloração branca ou às vezes amarelada, é doce e com consistência leitosa. Ela pode ser consumida no dia a dia ou em situações especiais como o Jesa, é um ritual em memória aos mortos. O makgeolli geralmente é apresentado em uma grande tigela de cerâmica ou madeira e depois servido em taças individuais com a ajuda de uma concha. Antes de consumir, é necessário agitar para evitar que os sedimentos da bebida se depositem no fundo do recipiente (SOOMPI, 2013)

Hongeo: Coreanos não são as únicas pessoas que comem peixe fermentado, mas esta é definitivamente uma das receitas mais fortes. Se você não sabe, alguns peixes passam ácido úrico através da pele. Quando ele é fermentado, o ácido se decompõe em um composto que cheira exatamente como a amônia. Então, o cheiro do peixe torna-se tão forte, que algumas pessoas acabam respirando pela boca (SOOMPI, 2013).

Sannakji: É um polvo consumido ainda vivo. Os coreanos recomendam mastigá-lo bastante para que os tentáculos não grudem na boca e não matem a pessoa por asfixia (MAIS QUE CURIOSIDADE, 2011).

Cheonggukjang: Pasta de soja brevemente fermentada, usada em sopas. Possui um cheiro forte de amônia (IG, 2011).

Kalbi ou Galbi: É costela de boi ou porco grelhada, geralmente marinada com algum tipo de molho de soja. No idioma coreano kalbi significa costela (SOOMPI, 2013).

Sundae: É um prato coreano feito com intestinos de vaca ou porco recheados com macarrão, cevada, sangue de porco, cebolinha, e etc. De certa forma, ele é muito parecido com linguiça ou chouriço. É comum comer Sundae juntamente com Tteokbokki. Sundae é geralmente vendido em barraquinhas de rua (SOOMPI, 2013).

Gaebul: É um fruto do mar que é consumido ainda vivo, tem aparência esquisita, mas quem experimentou o prato afirma que o sabor é muito agradável (SOOMPI, 2013).

Bibimbap: Literalmente significa arroz misturado, é uma tigela de arroz coberta com molhos e vegetais da estação, pasta de pimenta, um ovo frito ou cru, e carne. Peixe cru, bife cru, galinha e porco também são utilizados, vai do gosto de cada um (SOOMPI, 2013).

Sundubu Jjigae: É um cozido quente e picante feito com tofu, frutos do mar, vegetais, cogumelos, cebola, cebolinha e pimenta em pó ou em pasta. Na maioria das vezes, um ovo cru é colocado na tigela após o cozimento do cozido. Geralmente, o cozido é servido em “panelas de pedra” (SOOMPI, 2013).

Seolleongtang: É uma sopa coreana feita com caldo de ossos de boi, peito bovino e outros cortes. Muitas vezes, as pessoas confundem esse prato com o “Gomtang”. A principal diferença entre as duas sopas é que  Seolleongtang é feita com o caldo dos ossos das pernas enquanto Gomtang é feita com o caldo  da carne e de várias outras partes do boi. Embora seja um pouco confuso, ainda há debates acerca das diferenças entre as duas sopas. Alguns argumentam que Seolleongtang é apenas um tipo de Gomtang (SOOMPI, 2013).

Budae Jjigae: Este cozido significa literalmente “cozido de quartel.” Diz a lenda que a comida era escassa logo após a Guerra da Coreia. Algumas pessoas utilizavam restos de salsicha, presunto enlatado, e presunto de porco condimentado encontrados na área dos quartéis e os colocavam num cozido apimentado. Hoje em dia, é uma delicadeza popular apreciada por muitos sul-coreanos. É um cozido de kimchi que contém macarrão ramen, carne moída, salsichas, cebolas, tofu, cogumelos e muitos outros ingredientes a depender de quem está cozinhando (SOOMPI, 2013).

Bulgogi: É geralmente carne de boi marinada grelhada. No entanto, a palavra Bulgogi também é usada para referir-se a galinha ou porco marinados, em coreano, literalmente significa “Bife em chamas” (SOOMPI, 2013).

Kalguksu: É um prato coreano de macarrão que consiste em macarrão de farinha de trigo cortado com uma faca servido numa tigela cheia de caldo. Kalguksu literalmente quer dizer “macarrão de faca” e o macarrão é cortado (SOOMPI, 2013).

Naengmyeon: A palavra Naengmyeon significa “Macarrão frio. É um prato coreano de macarrão frio feito com uma massa fina, comprida e artesanal. A sopa fria consiste num caldo gelado de sabor marcante. Pepinos, um ovo cozido, um pouco de bife ou peixe cru e fatias de pera coreana são geralmente colocados em cima do macarrão (SOOMPI, 2013).

Gomtang: É um cozido geralmente feito com bife e outras partes do boi. A palavra “Gom”, na verdade, significa cozinhar por um longo tempo. Gomtang, em geral, leva aproximadamente 6 horas para cozinhar (SOOMPI, 2013).

Dwenjang Jjigae: Este é um cozido feito com pasta de soja e geralmente é servido numa panela de pedra. O cozido também contém vegetais, cogumelos, frutos do mar ou carne, e tofu (SOOMPI, 2013).

Samgyetan: É uma sopa feita do cozimento de galinha, ginseng, arroz doce, alho e gengibre. O cozido é considerado saudável e não é uma sopa exclusivamente coreana. A sopa também é comida em outros países asiáticos tais como a China (SOOMPI, 2013).

Agujjim: É um prato picante e cozido a vapor feito com o peixe agwi. O prato contém pimenta vermelha em pó, pasta de feijão, molho de soja, e alho. Também são colocados muitos brotos de feijão no prato. Acredita-se que o prato foi criado quando pescadores pediam aos cozinheiros para fazer um prato com o peixe agwi (SOOMPI, 2013).

Bosintang: É uma sopa coreana que utiliza como ingrediente principal carne de cachorro. A razão pela qual o nome começa com “Bosin” é porque acredita-se que seja bom pra saúde. Esse prato frequentemente gera controvérsias, pois é criticado tanto dentro como fora da Coreia do Sul por grupos defensores dos direitos dos animais. Bosintang tem uma longa história na Coreia do Sul (SOOMPI, 2013).

Kkot Gae Tang (Ensopado de Caranguejo): É um ensopado de caranguejo coreano. O ensopado é muito apimentado, pois é servido com flocos de pimenta vermelha e pasta de pimenta (SOOMPI, 2013).

Gulbi: É um peixe comumente conhecido por pescada, o qual é salgado e colocado pra secar. O peixe é muito consumido na Coreia do Sul (SOOMPI, 2013).

Hoe (Lê-se Hweh): Hoe é peixe cru fatiado em finas laminas. É muito parecido com o sashimi japonês. No entanto, o peixe cru coreano é fatiado em lâminas muito mais finas do que as do sashimi. Geralmente, os coreanos comem primeiro hoe acopanhado de alguma bebida coreana e, em seguida, pedem maeuntang para finalizar os pratos de entrada (SOOMPI, 2013).

Japchae: É um prato coreano feito com macarrão de batata doce, este é frito juntamente com vegetais, bife, molho de soja, açúcar, e óleo de gergelim. Esse prato pode ser servido tanto frio como quente (SOOMPI, 2013).

Galbijjim (Costelinhas): É um prato coreano cozido no vapor e feito com galbi. A carne usada é geralmente bife ou costelinhas ao vinho do porto. A carne é cortada e cozida com molho de soja, óleo de gergelim, cebolinhas, pimentão e açúcar. O cozimento é feito lentamente, por isso o prato torna-se uma espécie de cozido de bife (SOOMPI, 2013).

Kongbiji Jjigae: É um ensopado feito com grãos de soja. Esse ensopado é considerado uma delicadeza muito boa para saúde (SOOMPI, 2013).

Sopa de Broto de Feijão: É muito utilizada como remédio pra ressaca na Coreia do Sul, porque os brotos de feijão são considerados bons para o fígado! A sopa consiste basicamente de broto de feijão aferventado (SOOMPI, 2013).

Jokbal (Pés de Porco): Jokbal significa “pés de porco”. É um prato coreano popular consumido geralmente enquanto se consome bebidas alcoólicas coreanas. Como o nome já diz, o prato consiste em pés de porco cozidos com molho de soja e temperos (SOOMPI, 2013).

Ganjang Gejang: É feito de carne de caranguejo crua marinada com molho de soja. “Ganjang” significa molho de soja, “Ge” caranguejo, e “jang” condimentos. O caranguejo é comido cru então ele precisa estar bem fresco. Além disso, o prato é considerado uma das melhores delicadezas coreanas (aparentemente, esse prato é o favorito de turistas japoneses) (SOOMPI, 2013).

Tteokbokki: Esse é um petisco coreano muito popular feito de bolo de arroz, carne, ovos, temperos, e molho picante. A versão mais comum de Tteokbokki comida atualmente é muito picante, mas no passado ele era uma fritura feita com molho de soja e bife (SOOMPI, 2013).

Bingsu: É feito à base de feijão vermelho cozido em água, com um toque de açúcar, leite condensado, frutas e sorvetes, Servido em uma pequena tigela com gelo raspado. A sobremesa é tão popular na Coreia do Sul, que é possível encontrá-la nas principais redes de fast-food (MSN, s/a).

Baesuk: Sobremesa de peras apimentadas ao molho de gengibre. Usa-se mel para suavizar os sabores picantes. É servido gelado (SAÚDE SEM GLÚTEN, 2011).


REFERÊNCIAS

IG. 5 pratos da cozinha coreana que nem todo mundo comeria. Disponível em: <https://obutecodanet.ig.com.br/index.php/2011/05/03/5-pratos-da-cozinha-coreana-que-nem-todo-mundo-comeria/>. Acesso em: 12 abr. 2014.

MAIS QUE CURIOSIDADE. 25 coisas e curiosidades sobre a Coreia do Sul. Disponível em: <https://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2011/11/25-coisas-e-curiosidades-sobre-coreia.html>. Acesso em: 10 abr. 2014.

MSN. Volta ao mundo em 25 tradicionais sobremesas. Disponível em: <https://viagem.br.msn.com/pureviagem/volta-ao-mundo-em-25-tradicionais-sobremesas-1?page=10#image=10>. Acesso em: 10 abr. 2014.

SAÚDE SEM GLÚTLEN. Pêras apimentadas ao molho de gengibre. Disponível em: <https://saudesemgluten.blogspot.com.br/2011/08/peras-apimentadas-ao-molho-de-gengibre.html>. Acesso em: 10 abr. 2014.

SOOMPI. O que você sabe da comida coreana? Parte 1. Disponível em: <https://www.soompi.com.br/2013/02/22/o-que-voce-sabe-de-comida-coreana-parte-1/>. Acesso em: 08 abr. 2014.

SOOMPI. O que você sabe da comida coreana? Parte 2. Disponível em: <https://www.soompi.com.br/2013/03/27/o-que-voce-sabe-de-comida-coreana-parte-2/>. Acesso em: 08 abr. 2014.

2 Comentários

  1. Olá. Você poderia me dizer seu nome completo? Por que eu estou fazendo um tcc sobre a gastronomia coreana, e eu preciso do seu nome para por nas referencias. Desde já, muito grata.

    Responder
    • Olá, Elidiane. É Murilo Gagliardi. Agradeço por usar o material do portal. Abração!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens