» Início » Colunistas » Gosto / Sabor / Cheiro / Aroma

Gosto / Sabor / Cheiro / Aroma

por | nov 9, 2017 | Colunistas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

No imenso universo culinário e gastronômico existem termologias que são usadas constantemente por profissionais da área (e pessoas interessadas em tal) que se diferem e acarretam em dizeres distintos. Contudo, estas mesmas palavras, são usadas de forma corriqueira e às vezes não empregam o real sentido que gostaríamos de expressar. Devido a isto, escolhi as quatro principais – de um imenso grupo de termos – que estão inclusos nesta observação anteriormente descrita e as defini.

Creio assim que, se esclarecidas e compreendidas, aplicarão maior valor nas argumentações de professores, nos contra pontos dos alunos e no conhecimento dos interessados em cultura gastronômica. Adicionalmente, valorizará interesses complementares de quem presta serviço no ramo culinário e de quem os adquiri. Fato que acarretará em resultantes de melhor discernimento, tanto para quem trabalha e vende serviços, quanto para quem realmente deseja escolher por profissionalismo e seriedade na aquisição do mesmo.

GOSTO: Conceito constituído por cinco definições. Salgado, Doce, Amargo, Azedo e Umami (Glutamato de Monossódio).

SABOR: Conjunção de sabores formatado em produtos alimentícios e experienciado pelo palato e olfato de cada indivíduo. Doravante a degustação é extremamente subjetiva, pois pertence a individualidade de cada pessoa, conjuntamente, à pluralidade complexa de cada sabor.

CHEIRO: Emanação perceptível pelo olfato agregado de odores, aromas, perfumes e fragrâncias.

AROMA: Cheiro liberado devido ao aquecimento de óleos essenciais, principalmente, existentes em ervas frescas com exceção do vinho que os libera naturalmente após a abertura da garrafa e potencializado se disposto no decanter.


Davi Furigo de Melo

DAVI FURIGO DE MELO

Chef e professor. Graduado em Gastronomia no Senac Águas de São Pedro. Proprietário da Paladares, em Campinas/SP.

1 Comentário

  1. Olá td bem ? Apenas gostaria de esclarecer uma dúvida, claro sem ser redundante. vamos lá Num jantar , que não precisa ser sofisticado ou de ricos eu aprendi a expressar o sentimento do paladar do prato Sempre utilizando a expressão Otimo AROMA . Vale dizer entendo que AROMA é a expressão correta para demonstrar o real sentimento do paladar. Ao contrário entraria num banheiro público fétido e não diria que AROMA INSUPORTÁVEL concorda o banheiro tem cheiro fétido quando utilizado por trogloditas masculinos e eventualmente femininos pois minha esposa já reclamou Porém ela é mais inteligente disse o banheiro está com cheiro Insuportável. Fica minha humilde opinião. Abraços Dr Arnaldo o aromatizado sempre !

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens