» Início » Notícias » Feiras » Sesc Sorocaba recebe 1ª edição do “Experimenta! Comida, Saúde e Cultura”

Sesc Sorocaba recebe 1ª edição do “Experimenta! Comida, Saúde e Cultura”

por | out 18, 2017 | Feiras, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Sesc São Paulo, que desenvolve uma ação permanente com foco em cultura, educação, saúde, bem-estar e alimentação elege o mês de outubro, em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, para reafirmar sua atuação como agente transformador de hábitos alimentares na primeira edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura. Com realização simultânea em todas as suas 38 unidades, o projeto traz à luz diversas pautas e vertentes do universo da comida de verdade.

São cerca de 250 atividades que convidam o público a pensar, refletir e experimentar o alimento e suas interfaces com a saúde e a cultura, em e com todos os sentidos. Voltado para todos os públicos, o evento contempla também ações específicas para crianças e reúne filósofos, sociólogos, nutricionistas, artistas, pesquisadores e chefs de destaque no cenário nacional e internacional em torno do tema.

O Sesc Sorocaba recebe diversas atividades nessa programação especial, como a oficina “Territórios da Cadeia Orgânica a partir da Gastronomia – Um olhar para si mesmo”, com a experimentalista da culinária vegetariana, Leila D.; o bate-papo “Agricultorxs e Chefxs de Cozinha em Ação”; a “V Feira Agroecológica e Cultural Rasgada de Sabores“; e muito mais.

A história do Sesc está permeada de atividades, ações e programas no campo da alimentação em que o processo educativo está presente no dia a dia, nos serviços prestados, bem como em ações realizadas por meio de palestras, oficinas, workshops e bate-papos, com o intuito de despertar a curiosidade e o interesse pelo alimento, fomentando a difusão da cultura alimentar, além da sua importância para a melhoria da qualidade de vida. As ações proporcionam a interação e a troca de conhecimentos entre profissionais e público em ambientes informais e acolhedores, com atividades dinâmicas e interativas.

Com um histórico tão efetivo nesta área e uma relação real e comprometida com a segurança alimentar e nutricional, a saúde e a educação, o Sesc centraliza suas ações em um evento único e abrangente. Assim, celebra as práticas alimentares como uma dimensão estruturante dos valores e hábitos culturais que formam uma determinada visão de sociedade.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, “O evento busca expandir as ações voltadas à prevenção e ao controle dos problemas alimentares e nutricionais, à ampliação da autonomia em torno das escolhas presentes no ato de comer e ao estímulo das práticas culinárias regionais, na perspectiva da promoção integral da saúde”.

Miranda complementa: “O Experimenta! também amplia e aprofunda a reflexão sobre esta temática fundamental, acessando tanto necessidades naturais e fisiológicas quanto significados que convocam ao terreno do sensível”.

A primeira edição do projeto define seis principais eixos temáticos que norteiam oficinas, palestras, cursos e vivências. Cada um deles terá atividades para toda a família, reforçando o empenho da instituição em promover qualidade de vida, acesso à informação, desmistificar temas e tratar o alimento enquanto ação educativa.


São eles:

COMER É CULTURA: aborda a centralidade do alimento e as “substâncias imponderáveis” que estão intimamente ligadas à cultura, história e tradição de cada pessoa.

A SAÚDE ESTÁ NA MESA: são tantos os mitos e teses em torno da comida, que muitas vezes desconsideramos o conhecimento intuitivo sobre o que é alimentação saudável.

AQUI SE PLANTA, AQUI SE COME DIVERSIDADE: o cultivo de plantas comestíveis em áreas urbanas aponta para a realidade de muitas pessoas sem acesso adequado a alimentos frescos. As hortas urbanas contribuem para mudar esse cenário, ao sensibilizar a população para questões ligadas a alimentação, possibilitar a reconexão com a natureza e ampliar o acesso a hortaliças frescas e o cultivo de uma variedade maior de espécies, para além do que geralmente se encontra em supermercados.

SE ESTÁ NA ÉPOCA, TEM NA FEIRA: comprar diretamente do agricultor ou em feiras livres contribui para o desenvolvimento socioeconômico de comunidades de agricultura familiar, responsáveis por 70% dos alimentos que consumimos. Destaque para as seguintes atividades:

COZINHAR É PRECISO: cozinhar é uma forma de transmitir tradições, histórias e habilidades para futuras gerações e é também um passo importante para conquistar autonomia e saúde. Dentro desse assunto, palestras, oficinas e intervenções valorizam o diálogo entre o comer, o cozinhar e o resgate da importância dos alimentos frescos, nativos e tradicionais em nossa alimentação.

CONEXÃO COMIDA: comer envolve cultura, economia, biologia, psicologia, meio ambiente, geografia, politica, religião. Considerar todas essas dimensões é importante para construirmos uma consciência crítica sobre nossas práticas alimentares.

Assim, o Sesc convida seus públicos para experimentarem novos alimentos, outras formas de produzi-lo e as diferentes maneiras de pensar e de relacionar-se com o universo da comida, sem perder de vista a valorização das tradições alimentares, bom como todo o contexto afetivo relacionado ao ato de comer, ao mesmo tempo em que consolida ações já desenvolvidas pela instituição ao longo de sua trajetória.


Confira a programação:

Bate papo: Gênero e Juventude na Produção Alimentar
Bate papo sobre o papel das mulheres e dos jovens de assentamentos de reforma agrária, de base familiar e agroecológica, no pensar e fazer agroecológico.

Dia 27/10, sexta, às 19h.
Área de convivência. Grátis. 14 anos.


Oficina: Quando e Como Iniciar a Alimentação Complementar do Bebê
A nutricionista Viviane Laudelino Vieira, especialista em nutrição infantil irá esclarecer dúvidas sobre a alimentação complementar de bebês: o que deve ser evitado/restringindo, o início ideal, como preparar e armazenar os alimentos.

Dia 28/10, sábado, às 10h30.
Espaço de Brincar. Grátis. Livre.
Inscrições no dia e local da atividade.


Oficina: Receitas Ilustradas
Neste encontro Aline França promoverá a gastronomia vegetariana, vegana e inclusiva, respeitando a sazonalidade dos alimentos orgânicos produzidos por famílias de agricultores da Rede Agroecológica Sorocabana.

Dia 28/10, sábado, às 15h.
Área de Convivência. Grátis. Livre.


Roda de conversa: Agricultorxs e Chefxs de Cozinha em Ação!
Nesta roda de conversa, será discutida a necessidade de aproximar o campo da cidade, os agricultores dos chefes e os consumidores da cadeia produtiva de alimentos. Durante o evento, um chef irá preparar e compartilhar uma receita.

Dia 28/10, sábado, às 13h.
Área de Convivência. Livre. Grátis.


Roda de conversa: Territórios da Cadeia Orgânica a partir da Gastronomia – Um olhar para si mesmo
Com Leila D, experimentalista da culinária vegetariana há mais de 20 anos, com marcante experiência em culinária viva, cheff de cozinha e diretora do Festival de Gastronomia orgânica.

Roda de conversa sobre o trabalho que o Festival de Gastronomia Orgânica “Da terra ao prato” vem fazendo nos últimos 7 anos, o fomento realizado na cadeia orgânica e a abordagem do festival como encontro.

Dia 28/10, sábado, às 15h.
Sala de oficinas. Livre. Grátis.
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.


V Feira Agroecológica e Cultural – Rasgada de Sabores
A feira aproxima o produtor do consumidor. É também uma oportunidade para os visitantes levarem para casa alimentos da estação, de base agroecológica e conhecer mais sobre o trabalho dos produtores.

Dia 29/10, domingo, das 10h30 às 17h.
Área de Convivência. Grátis. Livre. 


Sobre o Sesc

Criado há 71 anos pelo empresariado do comércio e serviços, o Sesc está presente em todo o país em ações que são fruto de um sólido projeto cultural e educativo, portando a marca da inovação e transformação social. No estado de São Paulo, conta com uma rede de 38 unidades operacionais, além do SescTV, Selo Sesc, Edições Sesc e Sesc Digital. A instituição realiza atividades artísticas, culturais e esportivas, tendo também em seu escopo de atuação os programas de turismo social, saúde, alimentação e educação ambiental, atividades especiais para crianças e terceira idade, além do pioneiro Mesa Brasil, programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos. O Sesc desenvolve, assim, uma ação de educação não formal e permanente com o intuito de valorizar a construção de uma sociedade mais inclusiva, crítica e inovadora ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.

Programação completa em: www.sescsp.org.br/experimenta.


Serviço

Endereço: Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade – Sorocaba/SP
Site – Sesc Sorocaba: www.sescsp.org.br/sorocaba
Site – Sesc SP: www.sescsp.org.br
Facebook: SESC em São Paulo
Instagram: SESCSP

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens