» Início » Notícias » TV » Band » MasterChef tem Terrine en Croûte na prova de eliminação

MasterChef tem Terrine en Croûte na prova de eliminação

por | ago 13, 2017 | Band, Notícias, TV

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

No próximo episódio do MasterChef, 15 de agosto, os competidores, na prova de eliminação, terão que replicar um clássico francês: Terrine en Croûte.

Até o final do século 18, apenas os nobres franceses tinham o privilégio de degustar estas iguarias em banquetes imperiais, que em geral eram preparadas com o fígado de aves temperado com vinho Sauternes e disposto em potes de terracota – o termo antigo terrin significava “de terra”. Felizmente, a revolução francesa tratou de difundir o preparo das terrines – ou, em português, terrinas – e hoje suas elaborações, além de acessíveis, são quase infinitas.

Pupilo de ícones da gastronomia mundial, como Laurent Suaudeau e Paul Bocuse, o chef paulistano Junior Costa explica que a diferença entre terrinas e patês é que a primeira leva ovo e é enformada. “É um preparo muito antigo, feito originalmente com a gelatina natural da própria caça, que costumava ser pato, coelho, porco ou rã. Outras gorduras, como o creme de leite ou a gelatina neutra artificial, são invenções que vieram depois”, explica o chef.

Segundo ele, para os franceses este é um prato do dia a dia, apreciado até no café da manhã, frio ou em temperatura ambiente. No Brasil é comum servir terrinas como entrada, por isso, muitos cozinheiros a escolhem para as festas de fim de ano.

Como grande parte dos preparos com carnes, o segredo deste está na técnica correta de cocção. “Deve-se assar lentamente em banho-maria, com papel alumínio cobrindo o recipiente, para manter a umidade. A característica camada de gelatina irá se formar quando a gordura liberada na cocção for resfriada por pelo menos 12 horas, por isso é ideal deixar na geladeira de um dia para o outro”, diz Costa.

Leia também: Semifinalistas do MasterChef terão que reproduzir pratos dos campeões

Por: Mariana Sanchez
Fonte: Gazeta do Povo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens