» Início » Áreas » Empreendedorismo » Iniciativa de empresárias busca valorizar produtos e produtores locais

Iniciativa de empresárias busca valorizar produtos e produtores locais

por | ago 7, 2017 | Áreas, Empreendedorismo, Notícias, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O regionalismo presente na gastronomia, artesanato, vestuário e outras vertentes é parte importante do patrimônio de um povo. Para empreendedores atentos, é também oportunidade de valorizar produtos locais e diferenciar-se no mercado para lucrar mais, seja no comércio da região ou no turismo.

De acordo com o portal do SEBRAE, destaca-se uma estratégia importante para valorizar produtos com o uso de matérias-primas típicas ou modos de fazer regionais: as parcerias. Atentas a isso, as empresárias Ana Isabel Passos e Sandra Chaves, mestres gelataias da Artesane Gelateria, localizada em frente ao Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos/SP, têm unido experiências para aumentar e turbinar o faturamento da empresa com parcerias de empresários e produtores da região.

Há dois meses elas desenvolveram gelatos balanceados à necessidade dos restaurantes locais. “O produto foi pensado a partir de uma parceria entre nós e o Armazém da Pizza, uma pizzaria tradicional da cidade. Os donos da pizzaria precisavam de uma sobremesa que estivesse à altura de seus pratos requintados. Foi então que criamos gelatos para suportar as baixas temperaturas dos freezers dos restaurantes, mantendo a excelência e possibilitando a criação de sabores personalizados”, comenta Sandra Chaves.

Outra característica importante do lançamento é a preocupação em oferecer um produto de alto padrão comparado as grandes empresas. “O foco sempre foi vender produtos que tivessem qualidade superior a das boas marcas encontradas no mercado. Com essa estratégia, a Artesane buscou uma penetração nos menores varejos, nos restaurantes locais e casas de entretenimento”, explica a empresária Ana Isabel Passos.

Para Ana Isabel são muitas as vantagens de se utilizar um produto regional, entre elas estão o consumo de ingredientes frescos e artesanais. “A empresa não precisa se preocupar com muito espaço para estocar a encomenda, ela faz o pedido uma vez por semana e entregamos a quantidade solicitada, além de oferecer sempre para o cliente um produto livre de conservantes, saborizantes e gorduras hidrogenadas”, ressalta.

A iniciativa trouxe bons frutos para o negócio das empresárias. Já são mais de 10 empresas regionais parceiras que compram os produtos da Artesane, e elas têm planos de expansão. “Nosso objetivo agora é continuar investindo nos gelatos balanceados e oferecer para outras cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, onde sabemos haver boa aceitação do nosso produto”, afirma Sandra.

A fórmula tem atraído outros pequenos produtores do Vale para a parceria. É o caso do Julicafé, marca de café orgânico de Monteiro Lobato, São Paulo. As empresárias utilizam o grão de café da empresa em sua Gelateria. “Além do Julicafé, nós também compramos waffles, cookies, tortas salgadas, frutas orgânicas, kombucha (refrigerante natural) e leite de pequenos produtores de São José dos Campos para serem servidos com nossos gelatos. Formamos uma teia de empresários que buscam juntos o sucesso e prosperidade das nossas empresas”, completa a empresária.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens