» Início » Técnicas » Habilidades Básicas » 10 técnicas de cozinha que você deve conhecer!

10 técnicas de cozinha que você deve conhecer!

por | jul 30, 2017 | Habilidades Básicas, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Quando está cozinhando, sobretudo se está seguindo uma receita ou algum tutorial na Internet, é muito fácil deparar-se com termos que já terá ouvido muitas vezes mas que não sabe exatamente o que significam. Na verdade existem mais, mas agrupamos em dez pontos básicos para que seja mais fácil encontrá-los. Estas são as 10 técnicas de cozinha básicas que você deve conhecer para conseguir enfrentar o fogão:

1 – Conservar, Macerar ou Marinar

São três verbos muito semelhantes entre si e as três são técnicas muito habituais na cozinha. Vejamos o seu significado! Conservar é colocar um alimento cru, inteiro ou em partes, num preparado denominado conserva (composto especialmente por vinagre, sal, orégano, alho e/ou colorau), com o objetivo de lhe conferir um aroma especial, amolecê-lo ou, simplesmente, conservá-lo (por exemplo, conservam-se peças de caça). Macerar quer dizer impregnar diferentes alimentos com vinho ou licores para que adquiram o seu sabor (ou seja, o macerado costuma ser feito com álcool). E, finalmente, marinar significa introduzir peixe ou carne num líquido (vinhos, vinagre com ervas, especiarias, salmouras, etc) durante determinado tempo, para que amoleçam e adquiram aroma. Portanto, a marinada é sempre líquida, a conserva pode ser sólida ou líquida.


2 – Banho-maria

Consiste em inserir um recipiente com o alimento dentro de um outro recipiente com água ao fogo, para que o seu conteúdo receba um calor suave e constante. Utiliza-se o banho-maria para preparar conservas e sobremesas, tais como pudim e outros. Também é o método ideal para aquecer alimentos mais delicados, por exemplo para fundir chocolate sem que este queime ou toste.


3 – Branquear ou Escaldar

Na cozinha dá-se o nome de escaldar a colocar algo, durante muito pouco tempo, em água a ferver. Depois esfria-se em água com gelo (para parar rapidamente a sua cozedura). O objetivo seria tornar mais fácil a tarefa de descascar o alimento, como acontece com os tomates, ou evitar alterações na cor, como ocorre com alguns legumes, se forem escaldados antes de serem congelados.


4 – Panar

É simplesmente passar um alimento previamente temperado em farinha, ovo batido e pão ralado, com o objetivo de fritar. É utilizado com, por exemplo, carne, peixe ou legumes.


5 – Escalfar

Trata-se da cozedura de um alimento em água ou em caldo sem que chegue a ferver e faz-se, especialmente, com ovos sem a casca. O ato de passar os ovos por água antes que este comece a ferver (ou precisamente nesse momento) evita que a clara se espalhe na água. Já todos comemos ovos escalfados, não é verdade?


6 – Flambar ou Flamar

Regar um preparado ou um prato com bebida alcoólica e pegar fogo. Quando se adiciona bebida a um preparado, a diferença de sabor entre um alimento que foi flambado e outro que não é notável, por isso utiliza-se esta técnica (sempre com muito cuidado!) tanto com pratos salgados, como carnes, como com pratos doces, como sobremesas.


7 – Guisar, Refogar ou Fritar

Guisar é, simplesmente, preparar os alimentos submetendo-os à ação do fogo. Refogar e fritar são termos mais concretos, pois significam cozinhar um alimento em fogo brando, sem que ganhe cor ou deixando-o dourar parcialmente. Trata-se de fritar ou cozinhar os alimentos em fogo brando para que fiquem mais escuros mas sem que ganhem demasiada cor.


8 – Reduzir

Diminuir o volume de um preparado líquido pela evaporação. Esta técnica é geralmente realizada fervendo o líquido ao fogo e fazendo com que fique mais concentrado. O molho é o preparado culinário mais comum com o qual se utiliza uma redução.


9 – Saltear

Cozinhar um alimento em fogo alto, durante um curto espaço de tempo (geralmente numa frigideira), para que fique dourado por fora e suculento por dentro.


10 – Peneirar

Passar determinados alimentos por um coador ou peneira, tal como a farinha, para a tornar mais fina e retirar as impurezas.

 

Fonte: Paramim

2 Comentários

  1. Sou novo na arte da gastronomia, praticamente sei muito pouco, mas gostaria de me aprimorar nessa área.

    Responder
    • Que legal, Reginaldo. Temos diversas publicações que vão te ajudar. Não deixe de acessar as nossas seções. 🙂

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens