» Início » Áreas » Confeitaria » Receita: Crème Pâtissière ou Creme de Confeiteiro

Receita: Crème Pâtissière ou Creme de Confeiteiro

por | jun 29, 2017 | Áreas, Confeitaria, Doces, Receitas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Banner EspaçamentoDifícil encontrar quem não goste daquele creme que vem em sonhos de padaria, não é mesmo? O crème pâtissière ou creme de confeiteiro é bem simples de fazer, basta seguir algumas etapas com atenção e pronto… um delicioso recheio para doces está pronto para ser usado ou até mesmo, para ser comido sozinho!

Falando em sonho, o site Sonho da Sorte desvenda o significado de diversos sonhos com alimentos, inclusive te mostra sugestões de números da sorte, de acordo com o seu sonho. Não deixe de ver!

Confira abaixo a relação de insumos e o seu modo de preparo:

Insumos

– 4 Gemas de Ovo;
– 80gr de Açúcar;
– 30gr de Amido de Milho ou Farinha de Trigo*;
– 500ml de Leite integral;
– 1/2 Fava de Baunilha.

*Com amido de milho o sabor fica mais suave, porém, a textura é mais quebradiça. Sendo assim, utilize como recheio de tortas, por exemplo, onde o desejado seria uma textura de corte (nesse caso deve ser empregado ainda quente). Se espessado com farinha de trigo, a textura fica mais cremosa, mas com um leve sabor residual espessante. Utilize, por exemplo, para recheios de pâte à choux (bomba), em que é trabalhado no saco de confeitar.


Modo de Preparo

Para fazer o Crème Pâtissière ou Creme de Confeiteiro, bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa, depois misture o amido ou a farinha. Reserve.

Abra a fava de baunilha no sentido do comprimento e raspe a parte interna da fava. Jogue as sementes da fava que você raspou dentro da panela com o leite e leve para ferver.

Incorpore o leite aos poucos à mistura de gemas, açúcar e o amido ou a farinha, mexendo sem parar. Leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Retire da panela e deixe esfriar. Essa receita dura na geladeira por até 2 dias**.

**Se você for guardar, precisa colocar o plástico filme grudado em cima do creme para que este não forme uma película. Isso é válido para uma produção pequena e caseira. Se for para uma produção grande, você precisa colocar em banho-maria invertido (com água gelada) e ir mexendo até ele esfriar. Só assim você poderá cobrir com plástico filme e guardar, porque se você fechar o creme quente em uma produção grande, o plástico abafa o creme e ele estraga.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens