» Início » Áreas » Administração » Como treinar funcionários no restaurante

Como treinar funcionários no restaurante

por | jun 18, 2017 | Administração, Áreas, Colunistas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Como treinar funcionários no seu restaurante, leitor?

Método de quatro etapas:

1° Preparar

Esta etapa é umas das mais importantes do processo de treinamento. Ela envolve tanto o planejamento do treinamento do funcionário quanto o preparo do local onde o funcionário será treinado (limpeza organização, etc) e a explicação de como o treinamento será conduzido.

O planejamento do treinamento dos funcionários é da responsabilidade do gerente e deve ser feito em dias pré-estabelecido. Ele deve incluir: o nome de todos os funcionários que estarão sendo treinados na semana, em que estações estarão trabalhando, quem será o treinador e em que dias estarão sendo avaliados.

O resultado do treinamento dependerá da aplicação e da execução deste plano de treinamento. Um bom relacionamento entre o treinador e o funcionário é fundamental para que as informações passadas a ele tenham um efeito positivo.

Não esqueça de preparar o funcionário para situações constrangedoras, como clientes irritados ou um acidente no salão.


2° Apresentar

Ao apresentar determinado assunto é imprescindível a forma como será conduzido. Esta forma estará relacionada com algumas características que o gerente deverá ter, como por exemplo: a sua postura em relação às pessoas, o tom de voz (nem muito alto nem muito baixo), e a dinâmica usada.

Esta etapa envolve a explicação e demonstração. É preciso ensinar e demonstrar os procedimentos corretos, pois o funcionário grava na mente as primeiras informações que recebe. A apresentação do trabalho envolve os “comos” e “porquês” de cada procedimento.

É importante que nesta etapa sejam demonstradas situações em que o funcionário perceba a necessidade de dar atenção especial ao cliente, deixando claro que a satisfação total do cliente depende desta atitude.

O treinador deve levar o funcionário até o local onde irá trabalhar e explicar-lhe os pontos mais importantes sobre os produtos, equipamentos e procedimentos. Faz parte desta etapa explicar ao funcionário os procedimentos de higiene e sanitização necessários  para trabalhar em seu setor, bem com os cuidados a serem tomados para evitar acidentes de trabalho.

Depois de ter apresentando a estação ao funcionário, o treinador deve mostrar a ele passo a passo explicando o que está fazendo e por quê.

Peça ao funcionário para ir acompanhado sua demonstração com a leitura da LV da estação, para reforçar a sequência.


3° Praticar

Depois de ter demonstrado como trabalhar no setor, deixe que o funcionário pratique. Peça para ele ir explicando o que está fazendo à medida que for executando cada passo. Se o funcionário cometer algum erro, corrija-o explicando qual é o procedimento correto e porque ele é importante.

Coloque algumas situações em que o funcionário possa tomar decisões quando o atendimento não estiver dentro dos padrões de qualidade, encorajando-o a tomar a decisão para resolvê-las. Quando o funcionário executar procedimentos corretos, reforce com reconhecimento positivo, elogiando a limpeza que ele mantém ou o bom atendimento que dá a um cliente.


4° Acompanhar

Este é o último passo do processo de treinamento. Depois de que o funcionário tiver tido tempo suficiente para praticar, o gerente deverá avaliar o funcionário para ter certeza de que ele está seguindo os procedimentos corretos e está trabalhando dentro dos padrões pré-estabelecidos para aquele setor.


Jonatas Mascarenhas

JONATAS MASCARENHAS

Proprietário da empresa Academia do Sabor, maitre; chefe de bar; instrutor; palestrante, organizador e consultor para restaurantes, hotéis, bares e similares. Cel: (15) 99676-1656.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens