» Início » Cozinhas » Contemporânea » O que é Cozinha Contemporânea?

O que é Cozinha Contemporânea?

por | jun 11, 2017 | Contemporânea, Cozinhas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Nós temos hoje na culinária diversos estilos, molecular, fusão, terroir, fast-food, slow-food e etc. O estilo que predomina nos grandes restaurantes é a “Cozinha Contemporânea“, mas o que é cozinha contemporânea?

A cozinha contemporânea abriga tendências que utilizam ingredientes de culinárias diferentes e misturam sabores e técnicas de cocção, a ponto de não se saber a que região, ou culinária, atribuir o prato. É também rótulo dos que criam e recriam receitas, sem apego a cânones rígidos, dando asas à imaginação, agindo com liberdade mas responsavelmente, com muito respeito aos sabores e propriedades originais dos alimentos.

Cozinha Contemporânea é a cozinha praticada hoje nos grandes centros urbanos. Tem como principal característica a sua flexibilidade na forma de preparar e apresentar os pratos. Sua origem está nas tradicionais cozinhas que conquistaram o mundo: a francesa, a italiana, a espanhola, a portuguesa, a árabe, a oriental e a brasileira.

Os pratos na cozinha contemporânea reúnem ingredientes frescos e que são possibilitados pela globalização da economia, e através da estabilidade dos mercados se faz possível estar de um país para o outro facilitando assim o trabalho dos chefs na criação e elaboração dos pratos. É possível reunir elementos de várias tradições culinárias num único prato desde que o cozinheiro tenha domínio, conhecimento e experiência do que ele está executando. As técnicas devem ser aplicadas com muito estudo, pesquisa e conhecimento. A cozinha contemporânea aproxima-se da “cuisine du marché” porque como afirmam os franceses tem a mesma forma de pensamento em buscar o melhor de cada estação. Deve-se respeitar os ingredientes, culturas e saber aproveitar ao máximo cada um deles no momento exato.

Os empreendimentos costumam ser diferenciados. Os bistrôs contemporâneos são lugares que costumam ser pequenos e aconchegantes gerenciados pela própria família, onde a comida é quase personalizada e os restaurantes costumam ter um número maior de mesas com um cardápio maior e um número bem maior de funcionários.

No universo das bebidas, a cozinha contemporânea abriga a enologia como uma ciência integrante desta gastronomia, pois ambos se complementam e trazem aos comensais a possibilidade do maior prazer no ato de beber e alimentar-se. A cozinha contemporânea trabalha com a ideia de expor através dos alimentos, novas preparações, releituras de pratos clássicos e desconstrução de texturas, aromas, temperatura e sabores das produções gastronômicas. A nossa cozinha brasileira, por exemplo, tem muito para ser explorada nestes casos. O resgate da história e da cultura de muitos pratos podem e devem ser consumidos de outra forma com a substituição de ingredientes e aplicação de técnicas especificas. Equilíbrio e simplicidade são recomendados.

Praticar a cozinha contemporânea tornou-se possível com a distribuição global de produtos agrícolas e por causa do domínio tecnológico que o homem obteve na relação sobre clima e solo. Este avanço permite encontrar produtos de origem longínqua em lugares nunca antes imagináveis. Os apreciadores da boa cozinha podem beneficiar-se deste avanço e obter condimentos, peixes, aves, leguminosas, carnes, frutas, produtos lácteos em qualquer época do ano, em qualquer lugar. Por isso, a cozinha contemporânea também é a cozinha de mercado buscando o melhor da estação e usando produtos no auge de seu frescor e exuberância.

A cozinha contemporânea reúne chefs que criam, fazem a fusão de cozinhas e pratos, acertam muitas vezes e também erram. Principalmente quando não respeitam a textura dos alimentos. A criatividade é uma virtude sempre que acompanhada da ideia de destacar e preservar sabores, combinando-os de modo diferente, criando surpresas que gratificam, mas sem confundir o paladar.

Por: Chef Carlos Ribeiro e Chef Débora Carvalho

4 Comentários

  1. muito bom!!! adorei aqui… muito útil pra quem ta começando e quer conhecer mais.

    Responder
  2. Bem interessante os conteúdos do seu site/blog!!
    Vou seguir, tem em ajudado bastante…

    Responder
  3. muito bom !

    Responder
  4. Ideias boas sempre vemos na cozinha contemporânea, com tecnica cada vez melhor com toda nossa acricultura que avançou muito bons, mais ainda precisamos levarmos mais conhecimento para as pessoas mais carente, que nao so e degustar mais sim saborear a cada garfada e isso !!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens