» Início » Cozinhas » Internacional » Uso medicinal da maconha chega à gastronomia

Uso medicinal da maconha chega à gastronomia

por | maio 29, 2017 | Cozinhas, Internacional, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A cannabis como ingrediente na gastronomia é a proposta da chef argentina Natalia Revelant. Ela combina a planta com produtos orgânicos como frutas, farinha de mandioca, amêndoas, grãos e sementes para produzir chocolates, pão de ló, bolos, sucos e leite.

— Descobri um universo com a cannabis — diz a chef Revelant, que dá aulas sobre as suas receitas na Fundação Daya, em Santiago do Chile, uma ONG que promove o uso medicinal da maconha.

O preparo da comida com a cannabis é uma alternativa para os doentes crônicos que já utilizam o óleo e a resina da planta ou remédios para combater seus males. Tudo pode ser utilizado:

— Raiz, talo e folhas são usados em saladas, para cozinhar carnes ou fazer sucos. A flor, mais conhecida como miolo, e as sementes são perfeitas para as sobremesas, chocolates ou pães de ló — explica a chef, que combina a cannabis com outros ingredientes que tenham semelhanças com os seus terpenos (compostos aromáticos que as plantas contêm) para disfarçar o sabor não muito agradável da maconha.


Propriedades Nutricionais e Curativas

Com propriedades nutricionais como ácidos graxos essenciais, a maconha pode ser usada para combater sintomas de inflamação. As propriedades medicinais da planta estão nos canabinoides, compostos que também são responsáveis pelos efeitos alucinógenos como o THC. Por isso, é importante dosar exatamente a quantidade que será usada na preparação da comida: entre 0,1 e 0,5 gramas de cannabis em cada porção de comida.

No Chile o Congresso discute a descriminalização do cultivo por indivíduos em suas casas. No país permite-se o consumo particular de maconha, mas sua venda é penalizada. Em março do ano passado foi iniciada no país a maior plantação legal de cannabis da América Latina. Ela é destinada à elaboração de um medicamento experimental que inicialmente seria usado em quatro mil pessoas com câncer, epilepsia refratária e dores crônicas, entre outras doenças, como parte de um projeto científico.

 

Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/uso-medicinal-da-maconha-chega-gastronomia-21405916

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens