» Início » Cozinhas » Brasileira » Pizza: uma deliciosa paixão nacional

Pizza: uma deliciosa paixão nacional

por | abr 22, 2017 | Brasileira, Cozinhas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Por: Murilo Gagliardi

No dia 10 de julho comemora-se o Dia da Pizza, no Brasil. Ela é uma deliciosa paixão nacional e vai bem em toda ocasião. Seja ela tradicional salgada ou doce ou até mesmo exótica.

O Dia da Pizza foi instituído pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, no ano de 1985. Na época foi feito um concurso na cidade de São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de Pizza de Mussarela e Margherita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração. Desde então, São Paulo é conhecida como a capital nacional da Pizza.

Leia mais: Pizzaria: conheça as 20 melhores pizzarias de São Paulo – SP

A Pizza é uma preparação culinária de origem italiana e famosa no mundo inteiro. Muitos historiadores, no entanto, acreditam que a sua origem não esteja na Itália, mas sim, entre os antigos povos egípcios e hebreus. Estudos indicam que há mais de seis mil anos, hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da Pizza contemporânea.

Fazendo um “top 5” de Pizzas mais consumidas no Brasil, segundo a Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Pulo (APUESP), em quinto e quarto lugar, respectivamente, vem a de Mussarela e Frango com Catupiry. Em terceiro e segundo, Portuguesa e Margherita. Já no topo da lista, vem a de Calabresa, que é considerada a mais consumida no país. A APUESP apurou também que entre as espessuras de massas, a fina é a mais pedida e apenas 5% das Pizzas consumidas são doces. Diariamente são consumidas 1 milhão de Pizzas no país, sendo 572 mil apenas em São Paulo.

Confira aqui uma receita deliciosa de Pizza Margherita!

Sabores Exóticos

Deixando de lado o tradicional, há diversos sabores exóticos de Pizzas que também são consumidos no país. São eles: Pizza de Sushi, Frutos do Mar, Costela Bovina, Pizza Baianinha, Couve-manteiga, Linguiça de Avestruz defumada, Fondue de Queijo, Acarajé, Salmão defumado com Alcaparras, Cogumelos, Pesto, Queijo Feta com Espinafre e muito mais. A diversidade de sabores doces é grande. Entre eles encontramos: Pizza de Prestígio, Brigadeiro, Romeu e Julieta, Floresta Negra, Banana com Canela, Maçã com Passas, entre outras.

Não há como negar que a Pizza não seja a queridinha dos brasileiros. Cada um tem sua preferência, seja ela exótica ou tradicional. Seja no consumo diário ou final de semana, harmonizada com um bom vinho e acompanhada de familiares e amigos. Tem coisa melhor?! Qual a sua favorita?

 

Foto Destaque: Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens